quarta-feira, maio 8, 2024
Empreendedorismo

Boa gestão de equipe para alcançar metas da empresa: como conseguir

A gestão de uma equipe de vendas não é uma tarefa fácil! É importante saber lidar com cada um de seus vendedores — tendo em vista que cada um terá uma necessidade diferente — e com os objetivos da empresa, além de conseguir suprir as necessidades dos clientes simultaneamente.

A gestão de equipe de vendas é uma das — se não for a mais — importante parcela do sucesso de uma empresa. É através da equipe de vendas que se tem contato com o cliente e se percebem as suas necessidades para melhor atendê-las.

Entretanto, ter contato direto com o cliente não necessariamente é garantia de uma venda executada. É importante que os vendedores estejam aptos a prestar um bom atendimento ao cliente, pois pesquisas mostram que mais de 50% dos clientes necessitam de apenas uma má experiência no atendimento para recorrer ao concorrente.

É importante escolher funcionários cuja personalidade e cultura se alinhem com os objetivos da sua empresa, mas não negligenciar o treinamento adequado para o melhor atendimento e melhorem seus conhecimentos acerca dos produtos que estão sendo vendidos, dos serviços que estão sendo prestados e qual o público-alvo almejado pela empresa.

 

Como funciona a gestão de vendas para bons resultados?

Um dos principais pontos para uma boa gestão de vendas é saber fornecer aos seus funcionários as ferramentas necessárias para que realizem seu trabalho sem maiores problemas, os indicadores de cada situação e como agir de maneira correta, além de estar sempre acompanhando a evolução dos seus funcionários.

 

Diagnóstico de sua operação de vendas

O gestor deve, a cada semana, analisar a performance dos funcionários e analisar como podem melhorar, como podem melhorar, e no que pode auxiliar para promover um aumento na produtividade da equipe.

 

Ferramentas, métricas e indicadores

É de extrema importância que uma empresa possua indicadores, ou seja, situações que nos indiquem o que precisamos melhorar e quanto precisamos melhorar.

Semelhante ao painel de combustível em um veículo: ao darmos partida, observamos o painel para saber quanto ainda podemos andar, e daí realizamos um planejamento sobre as melhores rotas a serem traçadas.

Entre as ferramentas mais utilizadas para realizar uma boa gestão de equipe de vendas estão os softwares de gestão de processos, plataformas de automação do marketing, e os clássicos CRMs.

 

Promovendo o engajamento da equipe de vendas

Quando metas inalcançáveis de serem atingidas são exigidas do seu grupo de vendas é comum que seus funcionários se sintam desmotivados, principalmente por saberem que não irão atingir o objetivo final.

Se as metas forem claras e objetivas, e dentro do raio de alcance, isso tornará os funcionários mais motivados e será possível aumentar as metas conforme o tempo e ir aumentando o lucro da empresa pouco a pouco.

Manter a competição no trabalho a um nível saudável também é importante por parte do gestor, enquanto recorda aos funcionários que é necessário trabalhar em equipe para alcançar os objetivos de longo prazo.

 

Qualificando seus vendedores

É imprescindível que os vendedores entendam que talento não é o único motivo para vender bem, mas também ter consolidado conhecimentos acerca dos produtos, dos serviços, e até mesmo acerca do marketing.

Muitas empresas oferecem treinamento aos funcionários apenas quando os admitem, impedindo a chance do vendedor de aprimorar seus conhecimentos, seja através da prática de técnicas já conhecidas ou trazendo novidades para melhoras as vendas.

 

Confiança, Planejamento e Feedback: como atuam

De nada adiantam todas essas estratégias caso você não deposite sua confiança no seu time. Dê autonomia aos seus profissionais, e estabeleça um período fixo para que todos possam apresentar seus resultados e analisar o que pode ser melhorado sem comprometer a produtividade do time.

 

Quando o feedback se torna uma via de mão dupla, isto é, funcionários e patrões são ouvidos é possível expor ideias e crescerem juntos como equipe. Bem como a performance dos funcionários, é importante que a performance do gestor também seja levada em consideração. A abordagem utilizada por ele deve ser sempre pensada para promover um relacionamento mais harmonioso com a equipe.

 

Soluções através de ferramentas e tecnologia para otimização

Além das boas relações, é importante que o gestor possa ofertar boas soluções e as ferramentas necessárias para a sua equipe. Esse tipo de atitude melhora a produtividade e oferece um melhor atendimento ao cliente.

Um Customer Relationship Management (CRM), ou “Gerenciamento do relacionamento com o cliente” em tradução livre, é uma ferramenta muito importante para unir em um só lugar dados e interações com os clientes.

Já que os vendedores têm uma visão mais nítida do ponto em que um cliente está no “funil de vendas”, consegue ofertar o que ele está procurando e podem impulsionar a decisão de realizar a compra.

 

Inbound Marketing: estratégia para melhorar as vendas internas

O marketing de atração, ou Inbound Marketing, é uma ferramenta para garantir a fidelização dos clientes através de SEOs (Search Engine Optimization, ou “otimização do mecanismo de busca”, em tradução livre), mídias sociais e criação de conteúdos para converter novos clientes.

A criação de um bom e relevante conteúdo promove um vínculo entre a empresa e o público-alvo, diminuindo o esforço das vendas para algo mais natural e menos forçoso.