quarta-feira, maio 29, 2024
Gastronomia

As principais tendências do setor gastronômico para o próximo ano

Hoje saber aplicar as principais tendências do setor gastronômico para montar um restaurante de sucesso é muito importante. Os tempos em que um empreendimento na área gastronômica funcionava primordialmente com um cardápio limitado, uma decoração simples e utensílios obsoletos e antiquados já passaram.

O setor gastronômico tem vivido uma fase de crescimento e inovações, e a cada ano os empresários do ramo têm desenvolvido mais e mais formas de manter suas empresas relevantes. Para 2023 e os próximos anos, as principais tendências do setor gastronômico mostram que os empreendimentos precisam renovação constantemente para se adequarem aos gostos e interesses dos clientes. 

Tecnologia para a Gastronomia

Na era digital, ser capaz de se destacar de maneira única é cada vez mais valioso. A tecnologia tem se mostrado cada vez mais vantajosa por conta dos sistemas on-line relacionados à gastronomia, que acabam facilitando e aprimorando os serviços.

A pesquisa no google por restaurante por perto e os sistemas de pedidos on-line fazem a conexão direta com o consumidor, permitindo que os clientes façam seus pedidos para evitar qualquer tipo de erro que possa surgir durante a preparação. Isso ajuda muito na hora do pedido e na busca pela melhor opção.

Um método ainda mais novo das principais tendências do setor gastronômico no ramo da gastronomia é o uso de aplicativos que possibilitam aos clientes visualizar o cardápio e fazer pedidos a partir de suas salas de espera. Os restaurantes também podem usar a tecnologia para aprimorar o atendimento em pouco tempo, pois o cliente sabe o tempo exato em que o pedido estará pronto.

Além disso, os aplicativos fornecem avaliações e comentários sobre o estabelecimento, atendimento e comida, o que atraem os cliente e facilita na escolha do melhor.

Aumento das Opções Saudáveis e Orgânicas

Atualmente, muitos consumidores exigem mais opções de alimentos saudáveis e orgânicos. Fazer parte desta tendência será uma excelente forma de garantir a satisfação do cliente e gerar notícias boas para o negócio. A demanda por comidas saudáveis é cada vez maior e, ao adotar esta tendência, os empreendimentos gastronômicos garantirão o bom funcionamento e fidelização de clientes.

Tendências de Processos e Utensílios

Atualmente, a maioria dos restaurantes está procurando formas de aumentar a eficiência de seus processos de produção, para que possam oferecer seus serviços a menor custo. Para operar com o máximo de eficiência, é necessário usar os melhores utensílios e maquinários.

Este ano, haverá maior demanda por equipamentos de controle de temperatura, processadores de alimentos, os mais modernos equipamentos de cozimento como fornos e grelhas e utensílios diversos que funcionem com informações inteligentes de processamento de dados.

Revoluções na Decoração

Além de proporcionar inovação aos pratos servidos, os empreendimentos gastronômicos estão adotando novos métodos para atrair os clientes — e a decoração do restaurante é uma das  principais tendências do setor gastronômico e o item mais importante no processo de encantamento.

Está em voga o uso de cores e texturas mais vibrantes, como tons de laranja, amarelo e vermelho, combinados com chapas de tijolinhos de vidro e plantas para a criação de um ambiente aconchegante. Novas cores e detalhes dentro dos restaurantes irão aumentar o nível de comodidade dos clientes, para que eles possam aproveitar sua experiência gastronômica.

Experiências Gastronômicas Inovadoras

Todos os anos, os restaurantes desenvolvem pratos mais complexos que desafia os sentidos dos clientes. Esta é uma tendência que apresenta grandes possibilidades de crescimento para o setor gastronômico.

Os pratos mais inovadores podem destacar os melhores ingredientes e ainda serem saudáveis e nutritivos. Oferecer pratos hybridos aos clientes é uma estratégia que está sendo bastante usada e contribui para a criatividade nos cardápios.

A Sustentabilidade em Primeiro Lugar

Empresas competentes no ramo da gastronomia estão se preocupando cada vez mais com a preservação ambiental e a sua responsabilidade em reduzir o impacto negativo gerado pelo setor. Esta é uma “tendência emergente” para o próximo ano: dar preferência a marcas e empresas que são responsáveis ​​com o meio ambiente.

Alguns empreendimentos gastronômicos estão adotando o uso de matéria orgânica reciclável, usando energias renováveis e adotando medidas para reduzir o desperdício de alimentos.

Novos Modos de Pagamento

A última tendência que está emergindo dentro do setor gastronômico é a inclusão de novos modos de pagamento que ajudam a melhorar a experiência do cliente. Modernos sistemas de pagamento eletrônicos, como cartões de crédito, cartões de débito e aplicativos móveis, o famoso pix é uma ótima alternativa para os clientes que procuram pagamentos rápidos e seguros.

Conclusão

Todos os anos, o setor gastronômico apresenta tendências surpreendentes que garantem maior satisfação para os clientes. As principais tendências para 2023 contemplam a inclusão de serviços e produtos mais modernos e sustentáveis, assim como novos modos de pagamento.

No entanto, para manter-se atualizado e relevante, é importante estar ciente destas principais tendências do setor gastronômico e aplicá-las no seu empreendimento gastronômico para alcançar o sucesso desejado no seu negócio.