sexta-feira, junho 14, 2024
Notícias

A pedra de âmbar e suas diversas características

O âmbar é cristalino e aromático, ele pode ir da cor amarelo claro ao marrom, vermelho, esbranquiçado, azul, preto e esverdeado. O âmbar está disponível como transparente ou opaco.

 

Com um corte aromático puro, límpido, brilhante e com cor de mel, essa jóia tem fragrância de pinheiros e é uma gema extremamente rara e valiosa. O âmbar é a pedra frágil mais leve, parece ótimo à luz do sol e brilha como gotas de orvalho.

 

O âmbar é encontrado na região do Mar Báltico, no norte da Europa. Algumas das pedras âmbar são levadas à terra com água do mar. As gemas de âmbar são geralmente extraídas de lama macia. Ele também é encontrado na América, Romênia, Birmânia (Myanmar), Canadá e na ilha da Sicília.

Uma palavra sobre Âmbar

O âmbar não é uma pedra mineral, ele vem da vida – mas essa vida não é como ostras ou pérolas hoje. Nos tempos antigos, uma espécie de pinheiro ou cedro era muito presente na vegetação, ainda hoje uma ou duas árvores raramente são vistas nas cidades e aldeias. Um produto especial semelhante a resina escorre do tronco desta árvore quando ela é machucada.

 

Esses materiais foram depositados em grande quantidade no solo e durante as mudanças crustais, esses materiais foram soterrados. Depois de milhares de anos, esse material é fossilizado ou endurece e se transforma no âmbar de hoje.

 

Na verdade, o âmbar é macio e pegajoso, muitos insetos são atraídos por ele. Ao longo de milhares de anos, as coisas se tornam mais difíceis. Aranhas e pequenos insetos são preservados em gemas de âmbar. Mas parece que o âmbar foi originalmente feito do pinheiro ou do cedro, que crescia abundantemente na região hoje conhecida como Mar Báltico e Mar do Norte.

 

Nos tempos antigos, pedaços de âmbar chegavam à praia quando eram perturbados por fortes tempestades e o âmbar também era extraído pela mineração para extração de metais. O âmbar é geralmente encontrado em pequenos pedaços, mas um grande pedaço pesando 18 quilos também foi encontrado.

Âmbar nos tempos antigos

O âmbar tem sido uma mercadoria valiosa desde os tempos antigos. Foi encontrado em sítios arqueológicos na Inglaterra. Acreditava-se que o âmbar tinha poderes mágicos de cura e era usado para fazer esculturas e amuletos.

 

A importância do incenso e do comércio de âmbar entre os comerciantes globais, onde os cientistas podem tirar conclusões sobre os padrões de comércio pela primeira vez determinando a origem geográfica dos anfíbios e o tipo de âmbar usado em artefatos antigos.

 

Já em 600 aC, o filósofo grego Tales raspou o âmbar em seda, atraindo poeira e penas e a mitologia grega antiga menciona – “O âmbar se formou das lágrimas das irmãs de um jovem deus grego. O jovem deus grego queria ir para o céu a cavalo. Mas o infeliz cavalo perdeu o controle e perdeu a vida. As irmãs são punidas e transformadas em árvores por estimular os desejos tolos do irmão. Suas lágrimas se condensaram em âmbar à luz do sol.”

 

Essa eletricidade estática citada foi considerada uma propriedade única do âmbar até o século VIII, quando o estudioso inglês William Gilbert demonstrou o significado de muitos materiais, conhecidos como eletrificação, e do elétron grego na atividade relativista. Na metade ocidental do mundo, os povos astecas e maias esculpiram âmbar e o queimaram como incenso, junto com os índios Tyne na ilha de Hoppeolea, que forneceram âmbar ao explorador Cristóvão Colombo em 1712.

Tipos de Âmbar

Âmbar Báltico

São os âmbares produzidos e encontrados na região do Mar Báltico, ele é mais usado para jóias de alta qualidade e criações artísticas.

Âmbar Real

O âmbar real é o nome que se dá para pedras que incluem o âmbar natural do Báltico e o âmbar compacto, ambos não contêm aditivos e a porcentagem de âmbar é de 100%.

Âmbar Compacto

Consiste em pequenos pedaços e pequenas pedras fundidas sob alta pressão, difíceis de separar do Báltico, mas geralmente regulares.

Imitação de âmbar

É uma pedra não original e de imitação feita de plástico e vitrais e devido à sua moderna árvore de resina.

Benefícios do Âmbar

É usado para reduzir a dor da dentição em crianças, porque o âmbar é perigoso para as crianças e seu ácido é responsável pelos benefícios dos sintomas é recomendado que os pais fiquem atentos ao risco de asfixia. Nos dias de hoje, colares feitos de âmbar são populares entre os pais, que querem uma solução natural para a dentição do bebê.

 

Pulgas, carrapatos e outros parasitas são removidos do pelo do animal colocando uma coleira âmbar no animal. A pele do animal aumenta a temperatura âmbar. Como o cheiro de parasitas e pulgas é muito desagradável, os colares de âmbar são populares entre os animais de estimação, como biscoitos e cachorros.

 

O óleo de âmbar feito de resina tem propriedades terapêuticas quando esfregado na pele. Trata o envelhecimento, a renovação da pele e queimaduras e erupções cutâneas.

 

Também pode ser usado como jóia, colar de ambar, pulseiras de âmbar, brincos e muito mais são muito populares nos dias de hoje.

Como diferenciar o âmbar real do falso?

Existem muitos testes e métodos para descobrir se a pedra de âmbar comprada é real ou falsa, e essas são algumas maneiras comuns de distinguir entre âmbar real e falso.

Exame Visual

Grânulos de âmbar real são únicos e contêm impurezas e imperfeições, como pequenas rachaduras ou pequenas bolhas de ar. Além disso, a sujeira muda de tamanho e forma e nem sempre é redonda, e quando tocada, fica um pouco quente, e é invertida.

Água Salgada

Ingredientes: 7 colheres de chá de sal, uma xícara média de água.

Método: até que o sal se dissolva completamente com a água, adicione a pedra âmbar à solução, a pedra verdadeira flutuará na superfície da água e o esperma falso afundará na água, vale ressaltar que este teste é mais eficaz para contas de âmbar,

Teste da Agulha Quente

Materiais: agulha.

Procedimento: A agulha é aquecida e inserida na pedra âmbar. Caso a pedra exale um leve cheiro de pinheiros ela é uma pedra real. Se a agulha se inserir facilmente e produzir um cheiro de plástico ou de pinheiro, a pedra é falsa. Traços e pequenas marcas causadas pelo seu calor são permanentes, então mantenha isso em mente ao fazer esse teste.

Teste de Arranhões

Este teste é recomendado para pedras de âmbar baratas, porque arranhar pode danificar a pedra ou as contas. Este teste é muito simples. Se o âmbar pode ser facilmente arranhado com qualquer metal, o âmbar é real. Se as pedras não ficarem retas, é falso.