segunda-feira, abril 29, 2024
Gastronomia

Quais os melhores queijos do Sul de MG? – Confira as 5 melhores opções!

Quais os melhores queijos do Sul de MG? Quais são as opções de queijo que mais chamam a atenção do turista? Existe algum queijo sem lactose? Quais são os sabores de queijo mais diferentes e alternativos? E entre os tradicionais, quais são os mais gostosos para se provar? Quanto custa um queijo no sul de MG? Quanto custa um plano Master?

A frase “comer queijo em Minas Gerais” é quase um pleonasmo. É redundância falar que vai comer queijo em Minas Gerais, afinal, quem viaja até o estado com certeza em algum momento vai provar algum alimento feito com o queijo típico da região, mesmo que não tenha viajado com a intenção de provar da culinária local.

Dessa forma, é de suma importância que você conheça um pouco mais sobre a culinária do estado inteiro, incluindo do Sul de MG, pois assim você já vai preparado para sua viagem, sabendo sobre quais são as opções disponíveis para provar, desde as mais baratas até as mais caras e exóticas.

Lembre-se: estamos falando de uma viagem com destino a Minas Gerais, então é praticamente impossível que, em algum momento, você não prove do queijo local. Seja através do queijo puro ou até mesmo do pão de queijo famoso em todo o país e que pode ser encontrado em qualquer esquina de qualquer cidade de Minas Gerais.

Portanto, caso você esteja procurando saber sobre quais os melhores queijos do Sul de MG, convidamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para saber maiores detalhes sobre o assunto. Acompanhe-nos e saiba mais, vamos lá!

Quais os melhores queijos do Sul de MG?

O que vamos citar abaixo não é apenas uma opinião pessoal do redator, mas sim uma lista com os queijos que são considerados os melhores de todo o estado de Minas Gerais, de acordo com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) que é parceira do estado e produziu o 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.

Vale ressaltar que a lista abaixo conta com os melhores queijos eleitos no concurso estadual do ano passado, ou seja, realizado na data 20/10/2021, já que a edição do concurso estadual deste ano ainda não foi realizada. Leia abaixo, conheça cada uma das histórias dos queijos e anote na lista os que você precisa experimentar em sua viagem ao Sul de MG:

5º lugar – Queijo São Bento Jacobe

O primeiro dos queijos da nossa lista ficou em 5º lugar – falaremos em posição crescente. Vindo de uma fazendo que leva o mesmo nome do produto, pode ser facilmente encontrado em comércios locais da Serra da Canastra.

Portanto, caso esteja viajando para a cidade de São Roque de Minas, onde está localizada a fazenda, lembre-se de dar uma passadinha no local e aproveitar dos queijos prontos para provação dos turistas.

4º lugar – Queijo Gomes

Na quarta posição – falaremos em posição crescente – temos o queijo localizado no Triângulo Mineiro, mais especificamente da cidade de Uberlândia: o Queijo Gomes. O Triângulo Mineira é marcado por queijos de alta qualidade e que chamam a atenção de todo e qualquer visitante.

Dessa forma, lembre-se de que se estiver viajando pelo local, precisa experimentar o Queijo Gomes. É possível encontrá-lo de forma direta na fábrica, através de petiscos gratuitos, ou então nas padarias e supermercados da região que comercializam o produto a um preço bem acessível!

3º lugar – Queijo Sítio Real

Subindo no ranking, chegamos então a nossa terceira posição, representada pelo Queijo Sítio Real, produzido na fazenda que também leva o mesmo nome. Trata-se de uma empresa centenária que é administrada há gerações, atualmente sendo representada pelo dono Reinaldo Antonio de Lima.

O grupo de jurados avaliou e definiu, portanto, o Queijo Sítio Real como o terceiro melhor desta nossa lista.

2º lugar – Queijo Dona Cecília

Quase chegando ao campeão do 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, temos o Queijo Dona Cecília, um dos dois únicos da lista que não leva o nome da fazenda onde é produzido – assim como o primeiro colocado. É Reginaldo Lemos o dono da fazenda São José, da região de Araxá, que ficou como detentor da segunda colocação, com cores, sabores e cheiro muito bem equilibrado..

1º lugar – Queijo Jacuba

Por fim, temos o Queijo Jacuba, fruto do trabalho da fazenda Japa, administrada por Maria Teresa Boari, no município de Coronel Xavier Chaves, na região do Campo das Vertentes. Vale ressaltar que o Queijo Jacuba foi eleito com quase 3 mil votos, duzentos a mais em relação ao segundo colocado e quase 900 a mais em relação a quinta posição.

Tudo isso com apenas 5 anos de produção do queijo, recebendo o prêmio de queijo artesanal mais gostoso de Minas no ano de 2021. E então, gostou de saber quais os melhores queijos do Sul de MG? Conte a nós. Até a próxima!