Como aumentar o engajamento no Instagram
Uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos foi o Instagram. O aplicativo deixou de ser uma mera plataforma de publicação de imagens e passou a ser uma ferramenta poderosa de compartilhamento de ideias, anúncios, opiniões e muito mais.
Logo, milhares de pessoas visualizaram uma excelente chance de turbinar os seus negócios utilizando o Instagram. No entanto, antes de tudo, é de grande importância aprender como aumentar o engajamento no Instagram.
Isso porque o engajamento é uma métrica fundamental para quem anuncia algum produto ou serviço, bem como para as pessoas que trabalham com essa rede social nos seus diversos segmentos.
Sendo assim, pouco importa se você possui um produto ou serviço de qualidade e as pessoas não se interessem e nem interajam com o seu perfil para adquiri-lo. Portanto, é ideal aumentar o engajamento e consequentemente as vendas.
Para isso, o texto abaixo irá ajudá-lo a melhorar essa métrica e fazer com que você alavanque os seus resultados. Portanto, para saber mais sobre como aumentar o engajamento no Instagram, continue lendo e tire todas as dúvidas.
O que é engajamento e por que ele é tão importante?
De forma simples, podemos dizer que o engajamento é uma forma que os usuários têm de metrificar todas as interações que os seguidores possuem com o perfil. Sendo assim, graças ao engajamento, é possível saber o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos do conteúdo, envio para outros usuários e muito mais.
Logo, você consegue identificar quais foram os conteúdos que mais despertaram a atenção dos usuários, bem como aqueles que não geraram interação.
Portanto, podemos dizer que o engajamento no Instagram é, sem nenhuma dúvida, uma das métricas mais assistidas e desejadas por quem tem perfil comercial na rede e quer se aproximar cada vez mais do seu público-alvo. Seja no Instagram ou mesmo em qualquer outra rede social, o engajamento é a chave para construir um forte relacionamento com o público que está presente no seu perfil e construir autoridade para sua marca.
Nas estratégias de marketing digital, curtidas ou visualizações são consideradas métricas que desempenham grande importância na mensuração dos resultados, e são essas informações que podem te ajudar a entender se seu conteúdo é envolvente e relevante para seu público.
Dessa forma, acompanhar o engajamento no Instagram é uma forma de saber o que funciona, se conectar com sua persona e fazer postagens que realmente ajudem ou tragam entretenimento para o público todos os dias.
Além disso, ter boas interações com seu público ajuda a ampliar seu perfil, atrair novos seguidores e aumentar a confiança em sua marca, tornando-a referência nas redes sociais. Isso por si só já demonstra a importância que o engajamento com o público desempenha nas redes sociais, sendo um fator decisivo para quem trabalha com essa rede social.
Como posso aumentar o engajamento no meu perfil?
Agora que você já conhece mais sobre o engajamento e a sua importância, o próximo passo é descobrir como melhorar essa métrica. No entanto, podemos adiantar que não é tão simples quanto parece. Isso porque, para aumentar o engajamento no Instagram, você precisará de muito trabalho e dedicação. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ser de grande ajuda no processo, são elas:
Faça publicações de qualidade
Uma das melhores dicas para quem quer aumentar o engajamento no Instagram é fazer publicações de qualidade. Essas publicações devem estar alinhadas com o seu público-alvo, bem como devem atender as suas necessidades. Nesse caso, é de grande importância ter alguém que seja capaz de estudar o público, entender todas as suas necessidades e criar uma publicação que possa ajudá-los a saciar esta necessidade.
Dessa forma, a partir dessa análise, é possível fazer publicações úteis, informativas e que despertem a interação do público que acompanha o seu perfil. Quanto mais interessante for o seu conteúdo, mais engajamento ele terá. Portanto, não esqueça de focar na qualidade das suas postagens.
Invista em uma boa identidade visual
Outro ponto que merece destaque e ajuda na interação do público é a identidade visual. Criar uma boa identidade visual pode fazer com que a sua marca se destaque e gere um engajamento natural. Em grande parte, isso se deve ao apelo visual que uma boa identidade pode ter. Você pode começar pela foto do seu perfil, escolhendo cores certas e que estejam de acordo com a sua proposta.
Além disso, todas as suas publicações também devem seguir essa mesma linha, de modo a transmitir a sua essência na hora de fazer os posts. Uma boa dica é criar vídeos e fotos autorais, fazendo com que o seu conteúdo se torne o mais próximo possível dos seguidores. Isso porque uma das vantagens do Instagram é justamente essa conexão que a rede social permite entre os seus usuários.
Crie um cronograma de posts
Ter uma certa frequência nas postagens é ideal para aumentar o engajamento. Para isso, você pode criar um cronograma semanal de postagens. Isso porque, seguindo o ditado popular: “quem não é visto, não é lembrado”, podemos dizer que quanto menos você aparecer nas redes sociais, pior será o seu resultado em relação ao engajamento do público, de modo que o próprio Instagram não irá entregar o seu conteúdo aos demais usuários.
Aumente a interação com os seguidores
A interação com os seguidores é outro ponto crucial para quem quer aumentar o engajamento. Isso porque é uma das métricas mais consideradas pelo Instagram. Sendo assim, tente responder o máximo de directs que forem enviados, bem como os comentários nas publicações. Fazendo isso, você consegue melhorar o engajamento e mostrar para o Instagram que seu conteúdo é relevante.
Faça uso das hashtags corretas
Hashtags são ferramentas poderosas para quem quer segmentar o público-alvo e fazer com que o seu conteúdo apareça para pessoas específicas. Sendo assim, você deve usar as hashtags que tenham a ver com o seu negócio. Isso fará com que as pessoas interessadas nele tenham acesso mais facilmente. Caso você não saiba como criá-las, basta utilizar um gerador de hashtag, que ele irá identificar o seu conteúdo e usá-las corretamente.
Aqui, finalizamos as nossas dicas que podem ajudá-lo a aumentar o engajamento no Instagram. Portanto, atente-se a todas elas e coloque-as em prática o quanto antes.