segunda-feira, abril 29, 2024
ModaAcessóriosSaúde e Bem Estar

Qual é o melhor chinelo para quem tem joanete?

O joanete é um problema que afeta e incomoda muitas pessoas em todo o país, principalmente mulheres. É algo que dói, causa dificuldades para encontrar o calçado ideal e até envergonha muitas delas.

Infelizmente sua causa é genética e não se pode evitar, mas há alguns cuidados especiais que as pessoas que possuem joanetes devem tomar, uma delas é a escolha de um bom calçado. Pensando nisso, separamos algumas dicas de qual é o melhor chinelo para quem tem joanete e quais critérios levar em conta na hora de escolher seu calçado.

O que é joanete?

O joanete no pé é uma protuberância óssea, ou seja, um osso com tamanho maior que o normal, que pode causar incômodo e dor ao andar ou usar um sapato inadequado. Esta deformidade do osso se apresenta, na maioria dos casos, ao lado do dedão do pé.

Seu surgimento é mais comum em adultos, e dez vezes mais em mulheres e afeta 30% da população nacional. O uso de sapatos de salto e bico mais fino pode ainda agravar a deformidade e aumentar o nível da dor, mas não é causa do surgimento da joanete.

A aparição do joanete pode ocorrer, em média, a partir dos vinte anos de idade, e pode acometer apenas um dos pés (joanete unilateral) ou os dois (bilateral).

A dor no pé, especialmente na região onde o joanete se forma, é um dos principais sintomas da patologia. Essa dor pode variar de leve a intensa, e pode se agravar ao caminhar por longos períodos ou utilizar sapatos inadequados para a condição.

O joanete pode, ainda, ter uma inflamação decorrente do uso de calçados mais apertados, e neste caso se formará uma bursa, um saco de líquido, junto ao joanete, caracterizado por um inchaço e vermelhidão incomum. Neste caso, recomenda-se orientação médica e uso de antiinflamatórios via oral e via tópica.

A dica mais importante neste caso é: não se automedique! Busque a orientação de um profissional e a siga corretamente para o desaparecimento dos sintomas.

Existe cura e tratamento para joanetes, mas alguns casos mais graves só são resolvidos com intervenção cirúrgica. É importante passar por uma avaliação médica feita por um ortopedista, para medir a gravidade do problema e iniciar o tratamento mais adequado.

O uso de palmilhas protetoras de joanete podem ajudar a aliviar os sintomas e trazer mais conforto na hora de utilizar calçados.

Quais cuidados na hora de escolher um calçado?

Como dito anteriormente, é importante tomar alguns cuidados quanto à escolha do calçado, e listamos aqui o que deve ser levado em conta na hora da escolha.

Maciez do calçado

É impossível não sentir dores no joanete usando sapatos com sola rígida e inflexível. A maciez do calçado é o ponto fundamental a ser avaliado na hora de  escolher um calçado. Prove-o antes e dê alguns passos para se certificar que o calçado não irá causar dor ou incômodo ao joanete, e se sua maciez será suficiente para garantir o conforto que você precisa.

Qualidade do material

Lembre-se que seu conforto é fundamental, e para isso você precisará escolher calçados de alta qualidade, feitos com materiais que prezam pelo cuidado com seus pés. Seja criterioso quanto à qualidade do material com que o calçado é feito antes de efetuar a compra. Não se esqueça que calçados feitos com materiais de baixa qualidade podem afetar diretamente seus pés e piorar ainda mais seu joanete e causar muitas dores. A qualidade é fundamental, não abra mão dela.

Flexibilidade do material

Pessoas que possuem joanetes dependem muito de sapatos que tenham flexibilidade, principalmente para que comportem neles a deformação óssea sem machucar ou incomodar. Calçados feitos com materiais flexíveis possibilitam que você se movimente sem que haja dor ou desconforto, e nem que seu joanete fique apertado dentro dele. 

Tamanho da forma

Não compre, em hipótese alguma, calçados com formas menores do que está habituado a usar. Sabemos que a numeração pode variar de uma marca para outra, mas uma forma de não errar no tamanho é sabendo o tamanho de sua forma em centímetros.

Antes de sair às compras, meça a palmilha de um calçado que você usa com frequência e que te oferece conforto, e procure por outros que possuam palmilhas exatamente com o mesmo tamanho, ou um pouco menores. Calçados com tamanho da forma inferior lhe causarão muito desconforto e poderão agravar seu joanete.

O que evitar?

Para todos os efeitos, é imprescindível que as mulheres que possuem joanetes fujam do uso de salto alto por longos períodos, sapatos com sola rígida, tamanhos menores, sapatos com bico estreito, e todos os calçados que forem incompatíveis com a condição de seus pés.

Esperamos que nosso artigo ajude a fazer uma boa escolha quanto ao sapato ideal e que você possa através disso usufruir do conforto e segurança que seus pés precisam.