5 Razões pelas quais sua empresa precisa de cupons
Por que você deve usar cupons? Porque é uma ótima estratégia para aumentar as conversões, conquistar novos clientes e recompensar os clientes fiéis.
Mais de 70% dos usuários da Internet que visitam e realizam compras em lojas online, são influenciados por cupom de desconto. Você provavelmente já criou uma campanha de cupons, mas talvez esteja preocupado com a perda de receita, como validar os códigos com segurança, fraude ou ter a solução certa para dar suporte à sua campanha.
No entanto, quando executados corretamente, os cupons podem ser incrivelmente benéficos para o seu negócio, aumentar os lucros, aumentar o envolvimento do cliente e reduzir os custos de aquisição do cliente.
5 Razões pelas quais sua empresa precisa de cupons
Aqui estão 5 razões pelas quais você deve implementar cupons em sua estratégia de marketing promocional.
1. Você direcionará tráfego para seu site
Ideia: Faça uma campanha de cupons válidos para 10% de desconto em todos os pedidos do seu site para compras feitas nas próximas 72 horas.
Motivo: os clientes novos e existentes terão um motivo convincente para visitar seu site para procurar produtos e resgatar seus cupons. Aumente o senso de urgência para descobrir seu site e comprar produtos adicionando um limite de tempo à campanha.
Como: Promova seu cupom de maneira eficaz para garantir um alcance mais amplo da campanha. Alcance um grande segmento de seu público com o código em um e-mail, promova nas redes sociais e considere uma promoção paga no Facebook para adquirir novos clientes.
Lembre-se: certifique-se de que seu site pode lidar com o pico de tráfego, que todos os cupons podem ser validados com segurança em um curto espaço de tempo e que o cupom em si tem uma data de validade.
2. Você pode aumentar as vendas de produtos
Ideia: Envie a novos clientes um código de cupom de R$ 10 quando eles se inscreverem no seu boletim informativo, para usar na primeira compra. Defina um valor mínimo do pedido para aumentar o gasto médio e aumentar as vendas do produto.
57,4% dos consumidores afirmam que são mais propensos a comprar um produto no site de um varejista quando a empresa envia um e-mail com um código de desconto.
Motivo: Recompense os clientes por se inscreverem em seu boletim informativo e incentive a primeira compra com uma oferta valiosa. Depois de entrar no funil de vendas, é mais provável que façam uma segunda compra e vejam o valor de abrir as comunicações da marca, como boletins informativos, alertas de venda e concursos.
Táticas: crie uma experiência positiva para o cliente desde o primeiro dia e recompense-os por optarem por comunicações. Sugira outros produtos relevantes com base nos itens do carrinho para ajudá-los a atingir o valor mínimo do pedido.
Lembre-se: analise os dados do cliente para ver quais produtos são mais relevantes para os clientes, o momento ideal para enviar comunicações e quais segmentos de clientes devem realmente receber ofertas (nem todo cliente precisa de incentivos).
3. Promova novos produtos
Ideia: Dê a seus clientes ativos acesso aos seus produtos ou serviços mais recentes antes de qualquer outra pessoa e um código de cupom de 50% de desconto, válido apenas para o novo item. Peça uma avaliação do produto após uma compra bem-sucedida.
47% às vezes experimentam um novo produto depois de receber uma oferta de cupom / desconto, enquanto 23% dizem que “quase sempre” o fazem.
Motivo: as pessoas têm mais probabilidade de comprar um novo produto se ele parecer uma oferta exclusiva e elas poderão recebê-lo antes de qualquer outra pessoa. Isso terá um impacto positivo nas vendas e no reconhecimento do produto e, se as avaliações do produto forem boas, criará um reconhecimento positivo da marca.
Táticas: Aproveite os dados do cliente para atingir o mais alto nível de personalização para esses clientes. Certifique-se de que seu novo produto esteja pronto, em estoque e tenha todos os recursos que você afirma ter. Segmente pessoas que já confiam em sua marca, para que fiquem entusiasmadas (não apreensivas) em tentar algo novo.
Lembre-se: não se esqueça de pedir aos clientes uma avaliação ou comentários do produto. Inclua um elemento de compartilhamento social para expandir o alcance da campanha.
4. Você pode recompensar clientes leais
Ideia: Para os clientes que fazem compras regulares e de alto valor como eletrônicos, recompense-os com um cupão de R$ 70 para futuras compras.
Os clientes existentes têm 50% mais probabilidade de experimentar novos produtos e gastar 31% mais do que os novos clientes.
Motivo: os clientes que são leais à sua marca devem ser recompensados por seu bom comportamento e, se você proporcionar uma experiência excepcional, eles retribuirão o favor fazendo compras ou recomendando sua marca aos amigos.
Táticas: Envie o código do cupom por e-mail assim que fizerem um número mínimo de compras em seu site. Aproveite os dados de seus clientes para recompensá-los com uma oferta altamente personalizada que reconhece seu comportamento e preferências exclusivas, como um hotel familiar ou um spa de luxo.
Lembre-se: Custa 5 vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um já existente, por isso vale a pena investir na construção desse relacionamento.
5. Você faz com que os clientes voltem a sua loja e realizem novas compras
Ideia: Envie um “Bem-vindo de volta!” código de cupom para clientes inativos. Ofereça uma recompensa muito valiosa, como uma assinatura gratuita de 3 meses do seu serviço, se eles usarem o código nas próximas 24 horas.
Motivo: há vários motivos pelos quais os clientes podem parar de interagir com seu serviço, mas isso não significa que você deve desistir deles. Um e-mail de reengajamento com um incentivo atraente pode ser apenas o truque para fazê-los interagir com sua marca novamente.
Táticas: dê aos clientes a chance de experimentar seu serviço gratuitamente ou com um grande desconto e mostre a eles o que eles estão perdendo. Destaque os produtos de que eles podem gostar, comunique as melhorias feitas e os recursos que você adicionou desde que eles “desapareceram”.
Lembre-se: analise os dados do cliente para determinar quais clientes valem a pena ter como alvo. Você não quer dar assinaturas gratuitas a clientes que ficaram inativos por apenas alguns dias.
O que você está esperando?
Os cupons são uma ótima maneira de direcionar o tráfego para seu site, aumentar as compras de produtos, promover o conhecimento do produto, recompensar clientes fiéis e reconectar os clientes.
Agora que você conhece os benefícios de enviar cupons para seus clientes, sempre tenha em mente o seguinte para garantir o sucesso de sua campanha:
Definir público-alvo e canais de promoção
- Crie apelos à ação criativos e claros
- Determine um prazo (data de início e término)
- Certifique-se de que os códigos podem ser validados de forma eficiente
- Prepare-se para aumentar o tráfego e os pedidos de produtos
- Defina metas de campanha, avalie e acompanhe os resultados.