domingo, novembro 17, 2024
Negócios

Confira os principais desafios de um gestor de vendas

Se tornar gestor é a meta profissional de diversas pessoas atualmente. Embora a promoção seja a demonstração de que seu trabalho está sendo bem feito, a empresa confia no seu potencial e há o aumento da remuneração, esse cargo exige competências diferenciadas.

Quem já chegou lá e se tornou o gestor de alguma equipe pode afirmar que o aumento de responsabilidades é enorme e pode tirar o sono de muitos. Quando falamos de gerenciar times de vendas, essas preocupações podem ser ainda maiores. 

São muitas tarefas importantes: delegar atividades, gerenciar equipes, lidar com pessoas no ambiente de trabalho, enfrentar desafios, estabelecer metas, contribuir para a produtividade dos colaboradores e ser uma ponte entre os trabalhadores e a chefia da empresa. 

São muitas responsabilidades! Mas, há suas vantagens e é completamente possível se preparar para esse cargo. Se você visa uma promoção ou acabou de ser promovido, recomendamos que comece a estudar os principais desafios da área e como solucioná-la da melhor maneira.

Assim terá uma carreira mais tranquila, preparada e poderá se destacar no novo cargo. Recomendamos ainda mais se for um gestor comercial – essa área é fundamental para os resultados da empresa e sempre está na mira dos empreendedores.

Suas atividades refletem em todo o resto. Por isso, os desafios são mais complexos e precisam ser solucionados rapidamente. Acompanhe este conteúdo para entender os principais obstáculos de um gestor comercial e como ultrapassá-los sem maiores transtornos.

Supere os principais desafios da gestão comercial

O setor comercial é um dos mais importantes para empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. É a área responsável por trazer clientes e novos contratos para o negócio.

Além de compreender e gerenciar as expectativas dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos. Desta forma, também são responsáveis em fidelizar as pessoas. Ou seja, uma equipe de vendas bem treinada e alinhada com os objetivos da organização consegue alavancar resultados e proporcionar um crescimento constante para o negócio.

O gestor de vendas, assim como sua equipe, é responsável por planejar, prospectar, abordar, estudar as necessidades e perfil dos clientes, negociar valores, fechar negócios e fazer um pós-venda eficiente. 

O gestor comercial é responsável por controlar as oportunidades, negócios, planejamento, fazer um elo de ligação com a frente de vendas, colaboradores e o restante da empresa.

Além de estabelecer metas, realizar o monitoramento dos resultados, aumentar a produtividade dos profissionais, ampliar a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes, fortalecer a competitividade da organização no mercado e favorecer seu pleno crescimento.

É realmente uma área importante e complexa. Como pode imaginar, também repleta de desafios. Confira a seguir alguns deles e como superá-los em conjunto com a realização de tantas atividades necessárias. 

Baixa produtividade das equipes de vendedores

Os resultados das equipes de vendas impactam diretamente todo o resto da empresa. A baixa produtividade é um problema recorrente em diversas equipes e sempre tira o sono de muitos gestores. 

Essa questão pode acontecer por diversos motivos, como a contratação de vendedores de baixa qualidade, falta de capacitação e alta rotatividade na equipe. Além de falta de motivação e estabelecimento de metas irreais para a equipe. 

A solução para esses problemas são: estabelecer processos seletivos de alta qualidade e eficiência em conjunto com o  RH da empresa para atrair e reter talentos. Também é indicado realizar treinamentos de vendas constantes para os colaboradores.

Além de otimizar o conhecimento dos profissionais nas técnicas de vendas, o fluxo de trabalho, ainda contribui para o desenvolvimento dos vendedores que, consequentemente, diminuirão as falhas no processos e trarão mais resultados para as empresas.

Outro ponto importante é saber motivar sua equipe. Dê feedbacks constantes, melhore o clima organizacional, demonstre preocupação com os colaboradores, trace boas comissões, evite comparações entre vendedores e evite metas irreais.

Faça um estudo do perfil de consumidores da empresa, sobre o mercado e estabeleça metas possíveis de serem alcançadas. Caso contrário, os vendedores ficarão exaustos e frustrados, assim como o gestor com o resultado das campanhas. 

Conquistar respeito da equipe

Não imponha, conquiste respeito! Muitas vezes, as equipes não enxergam os gestores como líderes. Com isso, não acatam algumas ordens ou recomendações, não entregam os resultados que deveriam, descumprem prazos, entre outras questões. 

Para conquistar respeito é preciso, primeiramente, demonstrar que você sabe tanto ou mais do que os vendedores sobre vendas e por isso, merece estar no cargo que deveria.  

Quando uma equipe de vendas percebe que seu líder não entende de vendas, este profissional acaba perdendo o respeito, já que passa de um líder para um chefe que apenas cobra resultados – geralmente, irreais.

Então, tenha conhecimento sobre vendas, liderança e gestão de processos. Além disso, saiba lidar com pessoas de diferentes perfis, defeitos e qualidades. Esse é outro desafio complexo que pode ser solucionado com aulas e cursos sobre liderança, gestão de pessoas, palestras e conhecimento na prática.