Carregando...
Marketing Digital

9 estratégias simples e eficazes para vender mais

9 estratégias simples e eficazes para vender mais

Vender deve ser fácil, você não acha? Especialmente quando você tem o produto certo para o mercado certo. E ainda… muitos vendedores tendem a dificultar essa tarefa, embora não seja tão complicada. Eles estão investindo muito esforço e tempo. Por que é que eles fazem isto? Porque eles simplesmente não têm uma estratégia de vendas.

O tipo ou tamanho do seu negócio não importa, pode ter uma boa estratégia de marketing mas tudo depende do fechamento da venda. O desenvolvimento e execução de estratégias de vendas são essenciais para o bom funcionamento de qualquer negócio. Além disso, se você não tiver as ferramentas básicas para fechar vendas, perderá dinheiro e sua reputação.

O que quer que você venda, é a sua estratégia de vendas que fará com que o cliente escolha o seu negócio ou, inversamente, um dos concorrentes.

 

Com essas estratégias de vendas, você poderá aumentar seus números com eficiência.

 

1. Pare o assédio!

Os vendedores vão direto ao ponto. Um bom vendedor falará com você sobre seu produto na hora certa. Por exemplo, na primeira vez que ligamos para um cliente em potencial, dizemos algo como:

“Prazer em conhecê-lo, João! Acho que você nos deu seus dados de contato em nosso site porque quer vender mais, certo?  Estamos obcecados em melhorar a produtividade de nossos clientes. Esta é uma das razões pelas quais desenvolvemos nossa própria ferramenta de gestão de clientes, na qual você pode se interessar.

Você poderá gerar mais receita e sua equipe se sentirá mais organizada. Quer me contar um pouco mais sobre como funciona o seu negócio e eu te explico tudo o que podemos fazer por você?”

Uma maneira de vender mais é preparar seu discurso de vendas pelo telefone. É possível envolver o máximo possível o seu cliente no seu produto ou serviço e fazê-lo entender que a sua principal intenção é oferecer-lhe a sua ajuda!

 

2. Controle o que você vende

Um passo essencial para qualquer estratégia de negócios bem-sucedida é saber o que você está tentando vender. Se você não conhece os recursos do seu produto ou todos os benefícios que ele traz para os clientes, não poderá responder às perguntas dos clientes em potencial ou abordar suas objeções.

Use discursos de vendas ou teste o produto/serviço para tirar dúvidas sobre o assunto.

 

3. Adote a linguagem do seu público

Seja seu produto simples ou complexo, sua tarefa é encontrar uma maneira simples e direta de descrevê-lo, para qualquer pessoa. As pessoas gostam de entender as coisas rapidamente.

Faz com que eles se sintam inteligentes. É por isso que, quando um vendedor se adapta e adota a forma de falar do prospect, será mais fácil agir e comprar.

 

4. Uma imagem vale mais que mil palavras

Falar sobre os recursos e benefícios de um produto geralmente chama a atenção dos clientes em potencial. Mostrar o produto/serviço ao vivo é ainda mais eficaz.

Quando os clientes em potencial têm a oportunidade de descobrir por si mesmos o que você está tentando vender, eles se projetarão muito mais rápido, imaginando como o produto melhorará suas vidas. E tudo isso maximiza o processo de vendas.

 

5. Reunião interessante e interessada

O objetivo da sua conversa com o cliente em potencial é entendê-lo. Ao fazer as perguntas certas, você obterá as respostas que o ajudarão a entender o que ele está procurando.

Em vez de um simples monólogo onde você fala, onde você desenvolve sozinho seu discurso de vendas, você não acha mais eficaz encontrar a “dor” desse cliente em potencial, sua necessidade, e depois fazê-lo entender que com você essa dor vai embora? Esta etapa é a que corresponde à qualificação do prospect.

 

6. Decifre suas necessidades

Cada consumidor é único. Satisfazer suas necessidades e desejos gira em torno de um determinado produto, serviço ou negócio. Quando você conhece seus clientes em potencial (persona), fica muito mais fácil entender o que eles precisam e o que você pode fazer por eles. É conhecendo sua idade, nível de renda, estado civil, escolaridade, local de residência, hobbies e interesses que você pode dominar o mercado.

 

7. Primeiro melhore seu produto

De que adiantaria ter um produto que oferecesse o máximo de funcionalidade se seu cliente não precisasse dele?

Poder repensar os benefícios do seu produto para adaptá-los às necessidades de cada cliente é um excelente método de venda. Seus potenciais clientes verão o impacto positivo que o produto/serviço terá em suas vidas.

 

8. Obtenha recomendações

Os clientes mais fiéis são uma boa fonte de lucro para a empresa. Certamente… Mas você pode esperar ainda mais deles! Eles também podem contribuir para a reputação do seu negócio e se tornarem embaixadores. É muito fácil obter esse tipo de referência ao usar um programa de referência.

A chave é começar a incentivar seus clientes atuais a usar esses programas. Você ainda não tem um programa? Não se preocupe, é uma aposta segura que você pode usar essas referências para trocar experiências durante eventos ou até mesmo escrever depoimentos de clientes.

Não há nada melhor para convencer seus amigos ou colegas a se tornarem clientes como são de seus produtos/serviços.

 

9. Ajuste seus preços

O preço é um fator determinante na tomada de decisão. É essencial estabelecer preços competitivos. Mas tome cuidado… Seus preços devem ser idênticos aos de seus concorrentes. Seus preços podem ser ainda mais altos se sua oferta agregar valor real.

Como você pode obter mais valor para seus produtos? Usando meios eficazes, como garantias estendidas, melhor qualidade do produto/serviço, melhor experiência do cliente…

Em suma, um bom vendedor não deve considerar o processo de vendas como sua própria jornada, um bom vendedor deve ser o guia do cliente em sua jornada.

Se você conseguir motivá-los no destino ou, digamos, no objetivo, mostrar-lhes toda a beleza das paisagens que encontrarão pelo caminho, você os incentivará a se abrirem para você. Eles terão confiança no produto/serviço que você oferece e comprarão.

Vamos! Vamos para mais vendas!