sexta-feira, julho 5, 2024
Empreendedorismo

5 dicas para abrir uma clínica médica de sucesso

Se você atua na área da saúde, veja algumas dicas para abrir uma clínica médica de sucesso e potencializar seus resultados. Afinal, essa é a chance de construir um negócio em um setor tão importante para a sociedade. Pois, essa área traz muitas vantagens para as pessoas e oferece oportunidades muito interessantes para quaisquer empreendedores.

Portanto, leia essa matéria e aprenda algumas dicas para abrir uma clínica médica de sucesso agora mesmo. Depois, aplique todos os passos citados abaixo para notar como vai dar tudo certo com sua empresa. Pois, você precisa entender que essa área é promissora e trata-se de um setor que só tende a trazer bons resultados financeiros. Então, confira:

Por que abrir uma clínica médica?

Você vai conhecer 5 dicas para abrir uma clínica médica de sucesso. No entanto, você precisa entender porque esse setor é tão promissor antes de investir qualquer capital. Pois, ninguém investe sem entender onde está indo o dinheiro, não é mesmo?

De acordo com SPC Brasil, 30% dos brasileiros tem plano de saúde privado e  esse número representa quase 60 milhões de pessoas. Então, isso significa que muita gente ainda está dependente do sistema público de saúde. Ou seja, muitas oportunidades para quem deseja investir nessa área tão importante.

Então, se você é médico e sonha em ter seu próprio negócio para atrair mais pacientes e ganhar mais dinheiro, veja algumas dicas para abrir uma clínica médica de sucesso e logo abaixo:

5 dicas para abrir uma clínica médica de sucesso

De acordo com o SPC Brasil, 42% dos brasileiros pagam as consultas e não dependem de quaisquer planos de saúde. Ademais, uma em cada três pessoas afirma que fez check-up, exames e realizou consultas particulares para saber como estava a saúde. Além disso, as pessoas estão muito preocupadas com o bem estar ultimamente e tudo isso é uma grande oportunidade para quem deseja investir no setor.

Então, veja mais sobre algumas dicas para abrir uma clínica médica e sucesso e invista nessa área que promete tanto:

Gerencie as finanças

Em primeiro lugar, você precisa fazer o gerenciamento das finanças para garantir que sua clínica médica prospere. Afinal, esse é o principal motivo que leva diversas empresas à falência durante os primeiros anos. Pois, muita gente sabe realizar os serviços que oferecem, mas não entendem como funcionam os impostos federais e estaduais.

Por isso, se você não domina a questão financeira, procure profissionais da área de contabilidade para não correr riscos desnecessários. Pois, as finanças são importantes para controlar capital de giro, caixa e pagamento de tarifas importantes para manter a legalidade de qualquer empresa.

Atente-se para burocracia administrativa

A burocracia brasileira é uma das maiores do mundo e, apesar de alguns avanços tecnológicos, muita gente ainda sofre para entender tudo isso. Afinal, as questões administrativas envolvem uma série de documentos que precisam ser preenchidos, impressos e autenticados todos os meses.

Por causa disso, você precisa investir em tecnologias que facilitem a sua vida na hora de organizar a questão burocrática. Pois, alguns documentos são muito importantes e precisam estar em dia para manter qualquer empresa em funcionamento. Por exemplo, você vai lidar com alvarás de funcionamento, regulamentações da ANVISA, cadastro de pacientes, entre outras questões relacionadas à administração.

Mantenha controle de estoque

Uma das dicas para abrir uma clínica de sucesso consiste no cuidado com o controle de estoque. Afinal, qualquer empresa precisa manter os suprimentos necessários em dia para oferecer os serviços que prestam. A saúde precisa ainda mais do controle de estoque porque os suprimentos estão relacionados com a vida dos pacientes.

Pois, você consegue imaginar uma clínica médica sem luvas de látex ou seringas? Esse é um exemplo do que o controle de estoque evita quando você cuida desse ponto tão importante. Por isso, essa é uma das dicas mais importantes para quem deseja montar uma clínica de sucesso.

Se preciso, você deve contratar profissionais especializados para cuidar da questão de almoxarifado e farmácia da clinica. Desse modo, essas pessoas serão responsáveis por saber tudo que precisa ser reposto ou que esteja sobrando nos estoques.

Entenda sobre preços de serviços médicos

A precificação é essencial para definir quanto vale cada serviço medico oferecidos aos pacientes. Afinal, o lucro dependerá disso e você precisa saber quanto vai cobrar por consultas ou exames realizados.

Para isso, você precisa pesquisar com profissionais que oferecem o mesmo serviço para encontrar a média. Com isso, você consegue estimar quanto é o preço justo para aquilo que é oferecido em sua clinica médica. Pois, essa é uma das dicas para abrir uma clínica médica de sucesso, já que o lucro é o norte para qualquer negócio.

Repasses para convênios

Os repasses para convênios são importantes e não poderiam faltar nessa lista de dicas para abrir uma clínica médica de sucesso. Afinal, você precisa preencher guias para que o plano de saúde realize o pagamento das consultas realizadas. Esse serviço exige muita atenção porque você precisa lidar com os pacientes e com os convênios que aceitar no seu consultório.

Além disso, se você não preencher as guias corretamente, o plano recusa e não efetua o pagamento enquanto a documentação não for corrigida. Ou seja, essa dor de cabeça precisa ser considerada nessa lista de dicas para abrir uma clínica de sucesso também. Pois, os convênios aumentam o número de agendamentos e pacientes que vão frequentar seu consultório, mas causam esse impasse que é conhecido no meio como glosa médica.

Conclusão

Então, você conheceu todas as dicas para abrir uma clínica médica de sucesso e deve estar se perguntando se vale a pena, não é? Não se preocupe, esse é o melhor caminho para quem deseja empreender nesse setor para ganhar dinheiro enquanto cuida da vida dos pacientes.

Quanto aos problemas, você pode lidar com eles trazendo mais tecnologia para sua clínica médica. Afinal, as redes sociais, blogs e alguns softwares facilitam a vida dos empreendedores em todas as questões que envolvem publicidade e marketing. Além de também ser muito útil no âmbito das documentações e controles financeiros.

Então, faça pesquisas de mercado, conheça seu público e sua concorrência e entre em contato com fornecedores. Desse modo, você vai conseguir aplicar todas as dicas para abrir uma clínica médica de sucesso.