domingo, novembro 17, 2024
Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre o Papa Francisco

Minutos depois que o cardeal Jean-Louis Tauran foi à varanda da Basílica de São Pedro na quarta-feira para anunciar “Habemus papam”, todos sabiam três coisas sobre o novo pontífice católico romano:  o Papa Francisco é da Argentina, ele é jesuíta, e ele tem uma reputação de humildade – como arcebispo de Buenos Aires, ele viveu em um simples apartamento em vez do palácio do arcebispo,  cozinhava suas próprias refeições, e ia de transporte público para o trabalho em vez de pegar uma limusine com motorista.

Mas mesmo isso está apenas arranhando a superfície da vida do pontífice recém-cunhado de 76 anos e um amante de longa data da arte sacra.

Aqui estão 5 coisas que todos devem saber sobre o ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio:

Aqui estão 5 coisas que todos devem saber sobre o ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio:
Aqui estão 5 coisas que todos devem saber sobre o ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio:
  1. Ele será o Papa Francisco, não Francisco I

    Muito parecido com como a Rainha Elizabeth I não era Elizabeth I até que a atual rainha assumiu o trono britânico (500 anos depois), o Papa Francisco não terá um número afixado em seu título até que um futuro papa siga sua liderança. “Será Francisco I depois de termos um Francisco II”, disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

  2. É importante para um jesuíta tomar o nome de Francisco

    Lombardi também disse que Francisco escolheu seu nome para homenagear São Francisco de Assis, o místico fundador do século XIII da ordem franciscana, em vez de São Francisco Xavier, um dos primeiros membros da própria ordem jesuíta do novo papa. Isso é notável porque os franciscanos e os jesuítas têm uma longa, às vezes amarga rivalidade. (Pesquise no Google “piadas jesuítas” para um gostinho do antagonismo.)

“Ao escolher o nome do fundador dos rivais tradicionais de sua comunidade”, diz Rocco Palmo, o Papa Francisco “sinalizou três coisas: seu desejo de ser uma força de unidade em uma dobra polarizada, um coração para os pobres e sua intenção de ‘reparar a casa de Deus, que caiu em ruínas’… ou seja, reconstruir a igreja” — um chamado que São Francisco de Assis ouviu enquanto rezava diante de um crucifixo.

  1. Ele só tem um pulmão

    O outro foi removido quando era adolescente, após uma grave infecção respiratória. O Papa Bento XVI renunciou em parte porque sentia que não estava à par dos rigores do papado moderno, incluindo amplas viagens e eventos ininterruptos. “Francisco parece com boa saúde, mas sua idade e possíveis limitações de seu pulmão único levantam questões sobre se ele pode enfrentar as demandas do cargo.”

  2. Ele é formado em química, filosofia e teologia

    Os jesuítas são conhecidos por seu trabalho na educação, e o Papa Francisco não é exceção. Antes de ingressar na ordem, ele fez mestrado em química, e depois de se tornar um jesuíta obteve diplomas em filosofia e teologia. Ele ensinou essas duas últimas matérias, mais literatura e psicologia, no nível universitário antes de ser nomeado bispo. “Não é mais fácil prever a trajetória de um papado do que a eleição de um papa”, diz Peter Folan, um jesuíta. “Sua biografia, no entanto, sugere que seu ministério será aprendido.”

Seu mestrado em química é especialmente importante para a Igreja Católica no século 21, diz Hank Campbell. Na verdade, agora “tivemos papas consecutivos com sólido apoio à ciência”, que continua “uma longa tradição de avanço da ciência entre os católicos” — acredite ou não, “os católicos têm o instituto científico mais antigo do mundo”, e Galileu foi um de seus primeiros presidentes. “O Papa Francisco é um homem humilde e isso é bom, porque a ciência do século 21 é humilhante. O mundo vai mudar muito rápido.”

  1. Ele trabalhou como segurança em um bar

    Para ajudar a pagar por seus estudos pré-eclesiásticos, Bergoglio já trabalhou como segurança em uma boate de Buenos Aires.