sábado, abril 27, 2024
EmpreendedorismoMarketing DigitalNegóciosTecnologia

Outsourcing de TI vale a pena?

Quem está buscando serviços de TI para empresas possui, basicamente, três opções: contratar e treinar os técnicos, buscar por técnicos terceirizados ou contratar uma empresa de outsourcing de TI.

Se você ainda não sabe o que é outsourcing e se a sua empresa deveria ou não recorrer ao serviço, não tem problema. Vamos explicar tudo sobre o assunto neste post. Continue lendo para conhecer o serviço.

O que é outsourcing de TI?

O outsourcing é um modelo de terceirização em que uma empresa disponibiliza uma equipe completa de especialistas em uma área, de acordo com as necessidades da organização contratante.

No caso do outsourcing de TI, isso significa que a empresa que contratar os serviços poderá contar com um grupo de técnicos previamente treinados para lidar com as demandas de tecnologia.

Como funciona o outsourcing de TI?

A organização interessada em contratar o outsourcing de TI, deve buscar uma empresa que ofereça o serviço e analisar o pacote que mais se adequa aos seus objetivos. A maioria dos planos de outsourcing de TI do mercado são voltados para:

  • manutenção e conservação de dispositivos;
  • monitoramento de segurança para sistemas, evitando ataques de vírus e invasões de hackers;
  • armazenamento e recuperação de arquivos a partir do backup;
  • soluções de Big Data;
  • oferecimento de programas específicos (Software as Service).

Depois de encontrar e contratar a equipe com as características necessárias, a empresa passa a receber o serviço, assim como atendimento para resolver dúvidas, problemas e realizar mudanças na forma que o outsourcing está se desenvolvendo.

Vantagens do outsourcing de TI

Esse tipo de terceirização de técnicos de TI para empresas tem crescido cada vez mais. Grande parte do seu sucesso se deve às vantagens que apresentamos abaixo. Confira!

Economia de tempo

Para fazer a contratação de profissionais de TI é preciso realizar processos seletivos, treinamentos e planejamento de equipes que vão tomar o tempo do setor de Recursos Humanos e dos coordenadores.

Já a terceirização da maneira normal, ainda que não necessite dessas etapas, muitas vezes não disponibiliza os profissionais mais bem preparados.

Por isso, o outsourcing de TI acaba sendo uma solução ideal para que se tenha um bom trabalho no setor de tecnologia sem precisar despender muito tempo.

Concentração em outras tarefas

Assim como o outsourcing não requer a mobilização de funcionários para o treinamento das equipes, o acompanhamento dos técnicos não será uma preocupação. Então o foco da empresa se mantém no que é mais importante.

Além disso, ao ter pessoas designadas para realizar procedimentos de segurança de hardwares e arquivos, elimina-se uma etapa do trabalho, aumentando a produtividade.

Monitoramento constante

Muitos dos serviços de outsourcing oferecem monitoramento dos sistemas 24 horas. Ainda que seja extremamente necessário, isso seria impensável no caso de técnicos de TI contratados, fazendo com que o outsourcing tenha mais uma vantagem.

Desvantagens do outsourcing de TI

Assim como possui benefícios, podemos citar algumas desvantagens de fazer outsourcing de TI. Continue lendo para saber quais são.

Pouca integração

Com uma equipe que não trabalha junto com o resto da empresa, pode haver problemas de comunicação e dificuldade em criar um padrão de trabalho e um referencial de qualidade técnica para os projetos.

Diferenças de objetivos

Depender de uma outra empresa significa depender também dos seus valores e objetivos. Pode ser, por exemplo, que enquanto você preza pela qualidade, a empresa de outsourcing prefira a rapidez e vice-versa. Essa é uma desvantagem grande e que necessitará de estratégias para superá-la.

Riscos de expor informações

Outra questão importante a ser considerada antes de contratar o outsourcing de TI é que outra empresa terá acesso aos seus dados. Então, será preciso pesquisar muito bem o serviço antes de contratá-lo e procurar avaliações de quem já foi cliente. Mesmo assim, será um exercício constante de confiança.

Tendo em vistas as vantagens de desvantagens do outsourcing de TI, podemos perceber que o serviço vale a pena para quem está buscando otimização de tempo e de processos, mas que tem um custo em relação a ética de trabalho e a confiança. Deixe nos comentários a sua opinião. Afinal, você acha que o outsourcing de TI vale a pena?