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Saúde e Bem Estar

Como tomar vitamina D? O poder do Sol para o corpo

Como tomar vitamina D

A cada dia que passa, mais estudos comprovam a importância da vitamina D para a saúde e o bom funcionamento do corpo humano. Assim, aquele velho conselho de mãe que nos obrigava sair de casa para tomar um banho de Sol se mostra cada vez mais certeiro. Mas, afinal de contas, o que é esse nutriente e como tomar vitamina D?

 

Os benefícios da vitamina D vão desde a saúde dos ossos1, possibilitando uma maior absorção de cálcio como também contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. 

Então, este nutriente merece um texto só para ele, não é mesmo? Por isso, ao longo deste artigo, vamos trazer alguns temas muito importantes para a compreensão desta vitamina e da sua ação no corpo. 

 

Dentre os assuntos, estão:

  • o que é vitamina D;
  • porque tomar vitamina D;
  • como tomar sol para repor a vitamina D;
  • como tomar vitamina D em cápsulas.

 

Gostou? Então, continue com a gente e saiba de tudo sobre a vitamina D. Faça uma boa leitura!

 

O que é vitamina D?

A vitamina D é um hormônio sintetizado pelo corpo humano quando a pele entra em contato com os raios solares B (UVB). Já dentro do organismo, o nutriente é transportado para o fígado, que o transforma em 25-hidroxivitamina-D3, a versão mais estável da vitamina e aquela que será usada pelos outros órgãos, tecidos e sistemas1

 

Em síntese, existem dois tipos de vitamina D. São elas1:

  • a vitamina D3, que possui uma melhor absorção pelo corpo e é encontrada na exposição aos raios solares, em alimentos de origem animal e em suplementos de vitamina D1;
  • a vitamina D2, que está presente nos peixes, como o salmão e a sardinha, e nos cogumelos1

 

Já dentro do organismo, a vitamina D será utilizada por muitos sistemas, desde o ósseo, até o muscular e o imunológico

 

Por que tomar vitamina D?

Agora que você já sabe o que é este nutriente, precisamos falar sobre os benefícios da vitamina D. Como são muitos, citaremos apenas os pontos principais que fazem do hormônio um nutriente tão importante para o corpo humano. 

 

Dentre os motivos do porquê tomar vitamina D, estão:

Auxilia a absorção de cálcio e fósforo

Você já deve saber que o cálcio é um mineral importantíssimo para a saúde dos ossos e dos dentes, certo? Mas, talvez você ainda não soubesse que a vitamina D possui um papel importantíssimo na absorção do cálcio e que, sem ela, grande parte do nutriente seria desperdiçado pelo corpo1

 

Basicamente, sem os níveis corretos de vitamina D, o organismo só é capaz de absorver cerca de 15% do cálcio disponível e 60% do fósforo consumido na dieta. Este nutriente, assim como o mineral, é essencial para o fortalecimento dos ossos1.

 

Por isso, a vitamina D é utilizada como um método de prevenção contra doenças conhecidas que atingem os ossos, como a osteoporose.  

Auxilia no funcionamento do sistema muscular

A vitamina D também pode ajudar no funcionamento dos músculos. E isso explica por que médicos recomendam a vitamina em casos de sarcopenia, condição que causa diminuição da massa magra e, principalmente, dos músculos1

 

Por isso, ela é importante para quem deseja manter o bom funcionamento dos músculos, além de auxiliar no ganho de força e equilíbrio1.

Auxilia no sistema imunológico

Assim como existem muitos alimentos que ajudam na melhora da gripe, a vitamina D também pode auxiliar no bom funcionamento do sistema imunológico2.

 

Ela pode atuar no sistema imune em seus dois estágios2: tanto a imunidade inata quanto a adquirida. 

 

Na imunidade inata, que é a primeira linha de defesa do organismo contra invasores, a vitamina D serve para incentivar a produção de células de defesa Natural Killers (NK). Elas são preparadas para localizar os invasores e eliminá-los2.

 

Já na imunidade adquirida, que existe apenas quando o corpo já tem meios para se defender propriamente contra o vírus em questão, a vitamina D auxilia a produção de linfócitos T e linfócitos B. Esses dois anticorpos são muito importantes para a recuperação do paciente em casos de infecção2.

Como tomar vitamina D?

Ao longo deste texto, nós citamos os três meios para consumir vitamina D: pelo sol, pela alimentação e por meio de suplementos alimentares1. E como já citamos os ingredientes que possuem o hormônio, vamos explicar um pouco mais como tomar vitamina D pelos raios solares e via cápsulas. 

Como tomar Sol para repor vitamina D?

Como você já percebeu, o sol é a principal fonte do nutriente. E não é por menos: cerca de 80% de toda vitamina D presente no corpo é produzida por meio do contato entre a pele e os raios solares B2.

 

Por isso, médicos recomendam que você tome banhos de Sol de 15 a 20 minutos todos os dias1. O ideal é deixar os braços e pernas expostos, aumentando a área de contato aos raios.  

 

Mas cuidado com o horário, afinal você não pode tomar banhos de sol com protetor solar, que filtra os raios UV-B e impedem a produção de vitamina D1. Para evitar problemas de câncer de pele, escolha horários fora do pico, como até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas.

Como tomar vitamina D em cápsulas?

Por último, mas não menos importante, existem os suplementos de vitamina D. A suplementação é recomendada para pessoas que não tomam as quantidades exatas de raios solares por dia e possuem uma dieta pobre em ingredientes que possuem o nutriente. 

 

Entretanto, ela também é utilizada por quem pode desenvolver uma certa dificuldade na produção da vitamina D. Pessoas de peles negras, por exemplo, precisam de mais tempo ao Sol para produzir o hormônio por conta da melanina1

 

Além disso, a pele dos idosos também tem mais dificuldade em processar a vitamina D1

 

No geral, a quantidade diária de consumo de vitamina D é de 600UI para crianças, jovens e adultos. Mas, em pessoas de grupo de risco, como idosos e obesos, a suplementação pode chegar a até 2000UI por dia.

 

Vale lembrar que os suplementos de vitamina D possuem cápsulas e comprimidos de até 2000UI. Valores acima só podem ser receitados por médicos em caso de necessidades especiais. 

 

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