Como morar legalmente na Europa?
Para muitos brasileiros, morar na Europa é a realização de um sonho. Mas, para que seja, de fato, um sonho, é importante realizar todos os processos legais.
A qualidade de vida na Europa, assim como as oportunidades de estudo e trabalho, são grandes atrativos que fazem com que esse seja um destino bastante procurado.
Entender que esse processo leva tempo é importante, afinal, tirar o visto, passaporte, dentre outras questões, leva tempo.
A seguir, vamos conferir todas as informações necessárias para morar legalmente na Europa, explorando diferentes caminhos (legais).
Vistos e permissões de residência na Europa
O visto e as permissões de residência sofrem variações de acordo com o país em questão, algo comum para um continente tão amplo.
Por isso, é fundamental entender os processos de visto e permissão de residência com antecedência.
Em alguns países europeus, existem programas específicos para estudantes, trabalhadores e até mesmo empreendedores e investidores.
Ao decidir morar legalmente na Europa, atente-se para as questões legais do país de destino – especificamente.
Passos para aplicar a um visto de residência europeu
Aplicar para o visto de residência europeu é um processo que demanda tempo e dinheiro, mas que trará grandes vantagens para quem o obtiver.
Neste processo, é necessário coletar os documentos do indivíduo, preencher formulários e, dependendo da situação, podem haver exames médicos, entrevistas, etc.
É importante já ter em mãos algum tipo de demonstração de vínculo com o país de destino, seja de estudo, trabalho ou de investimento.
Além disso, é preciso realizar a comprovação de renda para que eles saibam se o indivíduo é capaz de se sustentar durante esse período de tempo.
Critérios específicos para obtenção de residência na Itália
Na Itália, é possível ter acesso a diferentes tipos de permissões de residência e vistos, como é o caso do visto estudantil, de trabalho, de investidor e empreendedor.
Os critérios específicos para obtenção de residência na Itália variam de acordo com o tipo de visto escolhido.
De modo geral, inclui-se a comprovação de renda, um seguro saúde e a ausência de antecedentes criminais.
Também é importante se atentar à moradia, pois pode ser exigido um tempo de estadia no país antes de ter o direito ao visto.
Caminhos por meio de investimento e empreendedorismo
Há programas exclusivos para investimento e empreendedorismo em alguns países europeus, próprios para aqueles que desejam trabalhar e residir no país por um longo período.
Ao realizar investimentos em negócios locais, ou seja, da Itália, ou abrir a sua própria empresa no país, você tem essa possibilidade de visto e permissão de residência.
Nestes casos, costumam ser exigidos alguns requisitos financeiros, com valores mínimos. Certamente, é uma opção bastante atraente para investidores.
Estudar na Europa: uma porta para a residência
Uma excelente maneira de conseguir residir na Europa é por meio dos estudos.
Estudar na Europa garante mais visibilidade na hora de conseguir um emprego, por exemplo, e pode desencadear muitas oportunidades.
Muitos países na Europa permitem que seus estudantes estrangeiros tenham um trabalho durante o período de estudos.
Além disso, ainda costumam oferecer uma ajuda para que a permissão de residência seja obtida quando os estudos forem concluídos – se houver interesse em permanecer.
Como a tradução juramentada pode facilitar o processo de imigração
Por meio da tradução juramentada de seus documentos, como a tradução juramentada italiano, o processo de visto e permissão de residência se torna mais fácil, sendo um processo bastante necessário neste tipo de solicitação.
Com essa tradução, que é certificada e garante a legitimidade dos documentos, suas chances de aprovação de visto aumentam. Ela ainda contribui para uma imigração mais eficiente e sem complicações.
Desafios comuns ao aplicar para residência e como superá-los
Para encerrar, é importante destacar que existem, sim, desafios durante o processo de solicitação de residência. Mas, com as informações certas, é possível evitá-los ou superá-los.
Os desafios mais comuns estão relacionados ao idioma, que pode ser uma barreira para muitos, assim como a falta de familiaridade com todo o sistema legal do país, processos de obter novos documentos, dentre outros.
Para que esses desafios não sejam um impedimento para sua moradia na Europa, é importante buscar informações e uma orientação profissional especializada.