Data Atual: 26/09/2020
Clareamento Dental
Raissa Barros Postado em 15:37

Clareamento Dental – O que é, Tipos, Duração e Quanto Custa

Clareamento Dental: Com o passar do tempo e de acordos com os nossos hábitos de vida, os nossos dentes vão ficando amarelados ou acinzentados, um problema que atinge muitas pessoas, mas as tecnologias vêm trazendo cada vez mais soluções para este problema.

O clareamento dental é hoje o procedimento mais procurado nos consultórios odontológicos.

Com esse tratamento é possível recuperar a cor natural dos dentes ou se aproximar ao máximo dela, abaixo confira mais informações sobre o clareamento: contraindicações, o que funciona, o que não funciona.

O que é um Clareamento Dental

Atualmente podemos realizar o clareamento dos dentes por meio do laser e o uso de moldeiras com o agente clareador, ele é completamente seguro, desde que sejam seguidas as orientações do dentista.

O clareamento dental ocorre com a colocação de um gel à base de peróxido de carbamida ou de hidrogênio, que fica na superfície do dente, esse peróxido penetra na estrutura dental, fica instável quebrando e liberando oxigênio que vai reagir com os pigmentos que vamos adquirindo com o passar do tempo quebrando eles e começando a clarear.

Na verdade, quem clareia é o gel, não é nem um tipo de luz, led ou de laser. Se for colocado o gel, uma concentração certa e um tempo certo na superfície do dente, haverá um clareamento independente de ser usado luz ou não.

Tipos de clareamento dental

Existe três tipos de clareamento dental, o de uso em consultório, onde o peróxido é mais concentrado, hidrogênio à 35% e vai ser deixado por um tempo específico estrutura, geralmente de 40 a 45 minutos, e é possível ter um clareamento mais rápido, onde é feita 3 sessões no máximo de 1 hora a 1 hora e meia.

O clareamento com uso de moldeiras o famoso clareamento caseiro, é fabricada uma moldeira individual atendendo ao formato dos seus dentes, e vai utilizar outro gel que pode ser de hidrogênio também ou peróxido de carbamida, porém em uma concentração mais baixa  e vai utilizar isso por duas semanas ou mais, tudo depende do tipo do dente e de quão branco você quer que seus dentes fiquem.

Deve ser usado todos os dias, é indicado usar ele para dormir, mas se você preferir três horinhas já basta.

Também existe o clareamento para dentes não vitais, esse tratamento é utilizado para pessoas que fizeram canal, teve um trauma nesse dente e um escurecimento, e é colocado um produto na coroa do dente, fica ali um curativo de espera e vai sendo trocado, o tempo vai depender de cada pessoa.

E por último temos um tratamento que é uma micro abrasão superficial nesse dente que é utilizado quando a pessoa tem uma mancha, por fluorose dental, que é por excesso de flúor, existe também a hipoplasia dental do esmalte que é uma má formação do dente e até depois de um tratamento ortodôntico que fica algumas manchas na superfície do dente.

Duração do clareamento dental e quantidade de sessões são necessárias

A duração dos efeitos e o número de sessões no caso do clareamento em consultório varia de acordo com a coloração e a estrutura dos dentes de cada paciente. A duração é indeterminada, que depende dos hábitos de alimentação, padrão dental, o tipo de técnica que utilizou.

Existem trabalhos publicados que afirmam que depois de 10 anos que fez o clareamento 60% a 65% das pessoas mantem o dente mais claro. O número de sessões do clareamento varia muito de acordo com a concentração do gel!

Ainda há a possibilidade associar técnicas, pode começar com o clareamento à laser em consultório e depois continuar com a moldeira em casa, assim é possível ter um clareamento rápido e bastante efetivo.

Quanto custa um clareamento dental?

O preço do clareamento dental varia muito de cidade para cidade, nas cidades grandes onde há grande quantidade de dentistas há uma grande variedade de valores dos mais baratos aos mais caros, já nas cidades do interior do Brasil o preço acaba ficando um pouco mais salgado.

Para as cidades grandes os preços variam de 300 à 1500 reais, já no interior os preços começam a 500 e podem chegar a 1000 reais para o tratamento à laser.