domingo, abril 28, 2024
Negócios

5 ações para promover um bom ambiente de trabalho

Aplique essas estratégias para melhorar o desempenho dos negócios, estimule a tolerância e acelerar o cumprimento de suas metas de negócios.

Os especialistas em Recursos Humanos concordam que, para o progresso de organizações empresariais de qualquer tamanho, é essencial criar um bom ambiente de trabalho, pois isso gera maior produtividade entre os membros do time e, principalmente, maior retenção de talentos dentro da organização. Por esse motivo, é vital que o local de trabalho seja agradável e desafiador para todos.

Um bom ambiente contribui para ter uma equipe mais produtiva e comprometida com a empresa, clientes mais satisfeitos e, portanto, pessoas mais felizes.

Nesse sentido, estudos de clima de trabalho mostram que trabalhadores altamente envolvidos com sua organização podem melhorar o desempenho dos negócios em até 30% e têm duas vezes mais chances de superar as expectativas de desempenho do que seus companheiros sem qualquer compromisso.

Por isso, em face da crescente concorrência, é fundamental que todas as empresas, e principalmente as pequenas e médias, tenham estratégias de motivação para o trabalho que proporcionem aos colaboradores um espaço adequado onde se possam desenvolver pessoal e profissionalmente.

Se você tem interesse em melhorar o ambiente de trabalho em sua empresa, aqui estão cinco ações que o ajudarão a promovê-lo:

  1. Incentive o respeito em primeiro lugar. É difícil imaginar que todos os integrantes de uma empresa vão se dar perfeitamente bem, por isso é muito importante que você promova a tolerância, o respeito e a harmonia entre seus funcionários.
  2. Dê a si mesmo tempo para ouvi-los. Com isso, você não só poderá obter ideias para melhorar o desempenho em diferentes áreas, mas também poderá reconhecer problemas, pessoas que prejudicam sua organização e todos aqueles elementos que dificultam o bom funcionamento da empresa nos diversos níveis.
  3. Lide com as crises de maneira adequada. Quando as coisas ficam difíceis na empresa, manter a calma, a ordem e o entusiasmo são vitais para o ambiente de trabalho. Fornecer as informações de que a equipe precisa, transmitir as mensagens corretamente e mostrar confiança no manejo do problema vai ajudar o ambiente da empresa.
  4. Lembre-se de que as pessoas gostam de se sentir levadas em consideração. Se você deseja implementar uma mudança em um departamento, pergunte aos trabalhadores sobre isso, ou se você sentir que algo não está funcionando como deveria, pergunte às pessoas os motivos e peça-lhes que proponham soluções.
  5. Entre em contato com seus funcionários e ganhe sua confiança. Comece com detalhes simples, como agradecer às pessoas de sua equipe por seu trabalho e reconhecer seus sucessos. Essas pequenas mudanças irão encorajar outros a fazerem o mesmo e eles se sentirão à vontade para vir até você quando tiverem dúvidas, novas ideias ou preocupações.
  6. Bonificações. Ofereça bonificações para seus colaboradores, como: viagens, prêmios em dinheiro,  clubes de descontos, seguros de vida, etc,

 

Dica Bônus – Cogite a possibilidade de um Coworking

 

Um estudo feito pelo Beework, mostra que empresas que optam por um espaço de trabalho compartilhado obtêm em média 35% a mais em produtividade dos seus colaboradores.

Especialistas atribuem isso ao fato de que o networking e ter um ambiente de trabalho dinâmico tira os membros de uma equipe da zona de conforto e faz com que eles trabalhem mais felizes e motivados.

Isso tem contribuído muito para o crescimento dos Coworkings ao longo de todo o país e até mesmo em nível mundial, pois além do aumento de produtividade tem representado uma economia muito grande com infraestrutura para startups, empresas que estão iniciando suas atividades e até mesmo para empresas que estão há muito tempo no mercado.

Os Coworkings permitem que as empresas adaptem o tamanho de suas estruturas em função da necessidade, aumentando e diminuindo os espaços de acordo com a demanda do dia a dia.

Mudanças simples podem fazer uma grande diferença, funcionários satisfeitos são funcionários produtivos. Desenvolver um ambiente de trabalho favorável leva tempo, no entanto, tem vários benefícios: os trabalhadores trazem seu melhor desempenho para a empresa, equipes de trabalho fortes são criadas e a empresa pode se concentrar melhor em atingir seus objetivos.

Visite: Endereço Fiscal Ribeirão Preto