Ronco é tratável? Veja dicas para parar de roncar
Em grande parte dos casos, o ronco pode ser superado mudando alguns hábitos do seu dia a dia. Em situações mais graves, a realização de tratamentos e o uso de aparelhos como CPAP podem ser necessários.
Nesse artigo, falaremos sobre as principais causas do ronco e o que pode ser feito para amenizar os seus sintomas. Confira!
Por que as pessoas roncam?
Antes de darmos as dicas para parar de roncar, primeiro, é necessário entender de onde vem esse problema.
Quando as vias respiratórias ficam obstruídas – seja devido ao relaxamento do músculo ou qualquer outro motivo – o fluxo de ar fica impedido de percorrer seu caminho normalmente. Isso faz com que a orofaringe vibre de forma intensa, ocasionando o que chamamos de ronco.
Entretanto, o estreitamento das vias aéreas pode ser indício de um problema mais grave, a Apneia do Sono. Tal condição precisa ser avaliada por um otorrinolaringologista, que indicará o melhor tratamento para cada caso.
Quais os principais problemas enfrentados por quem ronca?
Conforme divulgado pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial), aproximadamente 50% da população do país sofre com problemas relacionados ao ronco.
Acontece que, além do tormento suportado pelo próprio paciente, as pessoas que estão ao redor também acabam sofrendo. Além disso, o ruído gerado pelo ronco não é o único motivo de preocupação, já que em situações mais graves, essa condição pode trazer complicações de ordem cardiovascular e até mental.
Quais são as principais causas?
Não existe uma causa específica responsável pelo aparecimento do ronco. Ou seja, o surgimento dessa condição pode estar relacionado a diferentes fatores, como aumento de peso, excesso de cigarro, desvio do septo, dormir de costas, bebidas alcoólicas, entre outras.
Dessa forma, caso os problemas persistam por muito tempo, o ideal é procurar ajuda especializada e seguir as orientações do profissional.
Qual o melhor tratamento para o ronco?
De antemão, saiba que tudo vai depender da gravidade do seu problema. Por exemplo, se a sua condição for de grau leve, mudar a posição na hora de dormir pode ser o suficiente. Contudo, para os casos mais agudos, cirurgias e procedimentos intensivos podem ser mais indicados.
No próximo tópico, confira algumas dicas de tratamento que irão te ajudar a reduzir os sintomas do ronco.
8 dicas para melhor o ronco
Mantenha-se sempre no seu peso ideal
Embora pareça uma dica simples, essa é certamente uma das mais importantes a serem seguidas. Em suma, quando você ganha peso, parte da gordura acumulada pelo seu corpo vai parar na traqueia, impossibilitando que o ar circule adequadamente pela garganta.
Essa obstrução faz com que os músculos da região do pescoço vibrem com mais intensidade, causando o ronco.
Exercícios físicos
Apostar numa boa sessão de exercícios físicos é uma excelente ideia para se livrar desse problema. Ao movimentar seus corpo com exercícios aeróbios, seu sistema respiratório começa a trabalhar melhor, diminuindo a incidência do ronco.
Fora isso, procure consumir alimentos leves, saudáveis e que melhorem a qualidade do seu sono.
Se possível, evite consumir bebidas alcoólicas
As pessoas que consomem bebidas destiladas estão mais propensas a roncarem durante a noite, e o motivo é bem simples: o álcool faz com que os músculos da garganta fiquem relaxados, ocasionando o fechamento das vias respiratórias.
Logo, se não puder evitar, tente pelo menos diminuir a quantidade ingerida. Sobretudo, não beba nada alcoólico antes de dormir.
Não fume
O tabaco é ainda pior, pois além de causar feridas na traqueia e dificultar o fluxo adequado do ar, ele ainda é o responsável por doenças mais graves como o câncer de garganta, de pulmão e a insônia crônica.
Utilize um CPAP
O CPAP é um dos equipamentos mais utilizados no tratamento do ronco e da apneia do sono, levando ar para os pulmões de forma contínua e impedindo que as vias aéreas fiquem obstruídas.
Entretanto, para usufruir das vantagens desse aparelho, não é necessário adquiri-lo em definitivo.
Nesse sentido, a Physical Care trabalha com o aluguel de produtos para tratamento de distúrbios do sono como CPAP aluguel, concentradores de oxigênio, BIPAP, entre muitos outros. Além de tudo isso, é possível comprar um travesseiro contra apneia que reduz os roncos e pode se tornar uma solução barata e rápida para seu problema.
Para conhecer mais sobre as condições da Physical Care, visite nosso site e fale com um de nossos atendentes.