quarta-feira, julho 10, 2024
Saúde e Bem Estar

7 benefícios do pilates para o corpo feminino

Estudos científicos demonstram que a prática regular de atividades físicas pode trazer resultados positivos para o corpo e a mente, o que inclui os benefícios do pilates para o corpo feminino, já que esta atividade melhora a postura, fortalece os músculos, aumenta a flexibilidade, reduz o estresse e, até mesmo, melhora a saúde cardiovascular. 

Tais notícias são ótimas para mulheres que estão a procura de reduzir o estresse e alcançar um maior potencial do seu corpo, aliando tanto o bem estar físico quanto o mental, permitindo explorar uma atividade prazerosa e muito eficaz.

Nesse sentido, este artigo irá explorar alguns dos principais benefícios do Pilates para a saúde feminina, trazendo informações atualizadas e baseadas nas descobertas dos principais estudiosos do assunto.

Benefícios do pilates para o corpo feminino!

Existem muitos motivos que levam uma mulher a querer praticar Pilates como um exercício principal em sua vida. Alguns deles estão citados abaixo, e vão desde o trabalho interno ao externo, perpassando pela mente e o corpo.

Confira!

Benefício 01. Melhora da postura

O Pilates trabalha com exercícios de consciência corporal e fortalecimento dos músculos posturais, como o músculo transverso do abdômen, o eretor da espinha e os músculos do assoalho pélvico, que são fundamentais para manter uma boa postura.

Desse modo, os benefícios do pilates para o corpo feminino incluem a prevenção da dor nas costas e da postura corcunda, através de exercícios que expandem a caixa torácica e abrem o peito. 

Benefício 2. Fortalecimento muscular

Os exercícios de Pilates são projetados para trabalhar todo o corpo, incluindo braços, pernas, abdômen, glúteos e músculos das costas. Isso significa que, com a prática regular, um dos benefícios do pilates para o corpo feminino é o fortalecimento dos grupos musculares de maneira equilibrada.

Benefício 3. Melhora da flexibilidade

Muito importante para a mobilidade no dia a dia, a flexibilidade é um dos benefícios do pilates para o corpo feminino. Dessa maneira, a mesma é conquistada através de exercícios realizados de forma fluida e controlada, o que pode ajudar a aumentar a mobilidade articular.

Benefício 4. Alívio do estresse

Uma das principais maneiras de aliviar o estresse com pilates é através da respiração consciente. Isso porque, durante a prática de Pilates, os exercícios são executados em sincronia com a respiração, o que ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Além disso, os benefícios do Pilates para o corpo feminino incluem a concentração e o foco no momento presente, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, e a liberação de endorfinas, que são hormônios do bem-estar produzidos pelo corpo durante a atividade física. 

Benefício 5. Melhora da saúde cardiovascular

Entre os benefícios do pilates para o corpo feminino, temos a melhora da saúde cardiovascular, que acontece devido ao alinhamento postural adequado, que ajuda na circulação sanguínea reduz o risco de lesões musculoesqueléticas, e ao aumento da flexibilidade e mobilidade das articulações, que auxilia na eficiência do sistema circulatório. 

Por fim, o Pilates pode reduzir o estresse, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, e promover a função respiratória, aumentando a capacidade do corpo de transportar oxigênio para os músculos e tecidos do coração.

Benefício 6. Redução do risco de lesões

O Pilates é uma prática de baixo impacto, que trabalha todo o corpo sem o risco de lesões graves, especialmente em comparação com atividades de alto impacto, como corrida e saltos.

Benefício 7. Melhora da autoestima

O Pilates pode aprimorar a autoestima das mulheres de várias maneiras, incluindo melhorar a postura e a aparência física geral, aumentando a confiança em sua capacidade física, enfatizando a conexão mente-corpo, reduzindo o estresse e a ansiedade, e sendo personalizado para as necessidades individuais.