Vidros especiais: saiba mais sobre os tipos jateados, serigrafados, coloridos e muito mais
Os vidros especiais adicionam um toque de sofisticação nas construções onde são colocados. Entre eles estão os vidros jateados, serigrafados os coloridos e vários outros, cada um em seu modelo combinando melhor com um tipo de projeto.
Conheça um pouco mais sobre os tipos de vidros especiais e descubra como é feito a escolha adequada de cada modelo para um tipo de aplicação específica.
O que são vidros especiais?
Vidros especiais são tipos de vidros que possuem características e propriedades únicas, projetadas para atender a necessidades especiais do ambiente.
Esses vidros são desenvolvidos com tecnologias avançadas e materiais adicionais que adicionam funcionalidades diferenciadas. Eles são instalados por profissionais como um vidraceiro Curitiba.
Vidros jateados
Esse vidro é feito através do processo de jateamento, em que jatos de óxidos metálicos são direcionados à superfície do vidro, causando um efeito opaco, que suaviza sua transparência.
Eles são modelos ideais para portas de vidro, janelas, divisórias de ambientes, boxes de banheiro e tampos de mesa.
O vidro jateado tem como diferencial a passagem de luz, que reduz a visibilidade, criando um efeito decorativo.
Não são muitos resistentes iguais os modelos comuns, de qualquer forma, por serem opacos, arranhões e manchas são fáceis de disfarçar o que aumenta sua durabilidade.
Vidros coloridos
Os óxidos metálicos são responsáveis por parte da produção de um vidro colorido, ele ajuda a peça chegar na cor desejada do vidro.
São peças aplicadas em projetos arquitetônicos, como fachadas, janelas, vitrines e elementos decorativos.
Eles também podem ser usados nas mobílias, como tampos de mesa e prateleiras, para adicionar um toque de cor ao ambiente.
Vidros serigrafados
Esse vidro é feito a partir da tinta cerâmica aplicada em um vidro comum. Para isso é usado uma tela serigráfica para criar desenhos ou estampas.
Depois o vidro é temperado em um forno apropriado a cerca de 800 graus, fundindo os pigmentos cerâmicos à superfície do material.
São modelos muito resistentes por conta de ser temperado, o que faz com que ele possa ser usado em vários tipos de aplicações, desde projetos de fachadas até box e janelas.
Vidro Autolimpante
Um tipo de vidro especial são os modelos autolimpantes, eles são peças que contam com uma camada de dióxido de titânio na parte externa.
A peça usa os raios UV e a água para reduzir o acúmulo de sujeira, facilitando a limpeza e reduzindo a necessidade de manutenção constante.
Vidro Antipássaro
Esse vidro possui padrões de desenhos visíveis apenas para pássaros, assim, quando instalado evita colisões, proporcionando maior segurança para as aves.
Vidro Antirrisco
Outra opção especial que conta com uma camada protetora muito resistente a riscos, sendo ideal para uso em tampos de mesa e superfícies que exigem mais qualidade e boa duração.
Vidro Antichamas
O vidro antichamas é um tipo de vidro feito à base de borossilicato e temperado, retém as chamas em caso de incêndio por um determinado período, contribuindo para a segurança.
Vidro Vitrocerâmico
Esse modelo é um tipo fabricado especialmente para resistir às altas temperaturas e com baixa dilatação térmica, utilizado em eletrodomésticos, como cooktops e churrasqueiras.
O que muda entre vidro jateado e vidro serigrafado?
A diferença entre o vidro jateado e o vidro serigrafado está na forma como eles são produzidos. Ou seja, o que muda é o método de fabricação e as características finais após o processo de produção.
O vidro jateado possui uma aparência fosca e opaca devido ao desgaste da superfície, enquanto o vidro serigrafado apresenta desenhos ou estampas aplicados na superfície através da serigrafia, proporcionando maior controle estético.
Sendo uma opção mais indicada para ambientes que precisam de mais privacidade. Estes vidros podem ser encontrados em vidraçarias, como a vidraçaria em Curitiba.
Para conhecer mais sobre cada um basta procurar pela empresa especializada em vidros de sua região.