sexta-feira, abril 19, 2024
Marketing Digital

O que é SEO, e para que serve?

Diversas vezes recorremos ao Google para pesquisar alguma informação, além do mais, já se foi o tempo de se deslocar até uma biblioteca para ler um livro enorme para descobrir algo.

Agora podemos fazer tudo o que queremos com simples movimentos e cliques.

Isso aconteceu graças à evolução da tecnologia e a chegada do Google, maior plataforma de pesquisa do mundo, pois a partir dele conseguimos saber todas as informações que precisamos e muito mais.

Mas, essa plataforma tem um sistema, um sistema de pesquisa que funciona com o objetivo de apresentar as melhores páginas de pesquisa para o usuário, ou seja, o mais relevante para que o usuário tenha informações verdadeiras e relevantes.

Isso é possível graças ao SEO, uma prática que toda empresa que utiliza do Google e da Internet precisa estar por dentro.

SEO significa “Search Engine Optimization”, em português “Otimização para Mecanismo de Busca”.

De forma simples, as estratégias do SEO consistem em um conjunto de métodos que tornem um site relevante e fique na primeira página de pesquisa.

Para usar o SEO – Search Engine Optimization, é preciso ter boas ferramentas e uma boa equipe, isso certamente garante o sucesso.

Uma empresa recomendada, relevante neste ramo, é a Lab Growth, uma agência de Marketing em Curitiba que pode ajudar as empresas em relação de SEO e de marketing em geral.

Como Funciona o SEO Otimização de Sites?

Dentro de uma empresa que comporte um ramo específico para o marketing é necessário que exista profissionais competentes e que estejam comprometidos com as inovações.

Assim, esses profissionais sempre estarão pensando em novas estratégias para atingir os consumidores mais importantes para a marca, além de oferecer uma experiência diferenciada para esse cliente, o que deixa a empresa com um diferencial importante.

Mas, quando se trata de SEO as coisas mudam um pouco: toda essa parte de marketing é de grande importância, mas o SEO trabalha de forma diferente e muitas vezes com o auxílio do marketing.

O objetivo do SEO é otimizar sites. Mas, porque otimizá-los?

A otimização é o que proporciona que o conteúdo de uma empresa alcance o público desejado e mantenha-se relevante, o que reflete em mais autoridade.

Ao fazer uma pesquisa em uma plataforma no estilo Google, a palavra que se está procurando é analisada pelo buscador para procurar a informação que melhor se adapta a sua pesquisa.

Dessa forma o buscador (Google, Yahoo, Bing, etc.), busca o resultado que melhor vai satisfazer tal pesquisa.

Mas, se o website não estiver organizado para os padrões do mecanismo de pesquisa, é certo de que a ferramenta utilizada pelo buscador não o consiga revelar para o usuário, fazendo com que o site não seja notado.

Antigamente a ferramenta utilizada para esses aspectos era o URL ou endereço eletrônico.

O código da URL era suficiente para fornecer todas as informações que o buscador precisava para achar sua postagem.

Mas isso mudou, visto que a URL era formada por sequências numéricas que não mostrava nada sobre o conteúdo, sendo confusa e desorganizada.

Então, para solucionar esse problema, o Google criou os mecanismos de busca a base de SEO.

A URL é composta atualmente por termos que devem ser semelhantes ao termo que o consumidor esteja pesquisando, sendo assim, se o site não possuir termos em sua URL já se perde uma das diversas partes do SEO.

Por conta disso, é perceptível que os sites estão sendo criados com URL limpas e explicativas – Comumente, termos curtos e autoexplicativos.

Além disso, outra coisa importante é a palavra-chave, que deve conter no conteúdo e na URL, pois ela é outra forma que os buscadores usam para encontrar conteúdos relevantes.

Mas, vale lembrar que a URL e a palavra-chave são apenas duas das demais estratégias e técnicas que estão sendo usadas pelo SEO.

Como o Google Classifica os Sites?

Os motores de busca usam robôs automatizados, também conhecidos spiders (ou aranhas em português), para escanear e catalogar páginas da web, PDFs, arquivos de imagem, etc., para possível inclusão em seus índices massivos.

A partir daí, cada página da web e arquivo são avaliados por programas chamados algoritmos que determinam se um arquivo oferece valor exclusivo suficiente para ser incluído nos resultados.

Se um arquivo for considerado valioso o suficiente para ser adicionado à uma página, o arquivo ou página da web só será exibido nos resultados da pesquisa que os algoritmos determinaram que são relevantes e atendem ao objetivo da consulta do usuário.

Este é o verdadeiro segredo do sucesso dos motores de busca: quanto melhor eles responderem às perguntas do usuário, mais provável será que o usuário os use no futuro.

É geralmente aceito, como evidenciado pelo grande número de seus usuários, que o Google oferece resultados mais relevantes por causa de seus algoritmos altamente sofisticados que estão constantemente melhorando.

A intenção do usuário desempenha um papel mais importante na maneira como os mecanismos de pesquisa classificam as páginas da web.

Por exemplo, se um usuário estiver pesquisando “agências de SEO Curitiba”, o usuário está procurando artigos sobre como iniciar uma empresa de SEO ou está procurando uma lista de empresas de SEO que fornecem o serviço naquela região?

Nesse caso, o último é mais provável; mesmo que haja uma pequena chance de que o usuário esteja procurando iniciar um negócio de SEO em Curitiba, o Google (com seus dados expansivos sobre os hábitos do usuário) entende que a grande maioria espera ver uma lista de empresas.

Tudo isso é integrado ao algoritmo do Google.

SEO On-Page

SEO on-page é a otimização do código HTML e do conteúdo do site, em oposição ao SEO off-page, que se refere a links e outros sinais externos que apontam para o site.

O objetivo geral por trás do SEO na página é garantir que os mecanismos de pesquisa possam encontrar seu conteúdo e que o conteúdo das páginas da web seja otimizado para classificar as palavras-chave tematicamente relevantes que você gostaria de atingir.

Você tem que fazer as coisas da maneira certa, no entanto, cada página deve ter seu próprio tema exclusivo.

Você não deve forçar a otimização em uma página da web, se as palavras-chave não corresponderem ao tema do seu produto ou serviço, talvez você só precise criar uma página diferente apenas para esse conjunto específico de palavras-chave.

Se você otimizar o título, a descrição e os cabeçalhos ao criar o conteúdo de maneira adequada, o usuário final terá uma experiência significativamente melhor em seu site, pois terá encontrado o conteúdo que esperava encontrar.

Se você deturpar o conteúdo na tag de título e na descrição, isso levará à taxas de rejeição mais altas em seu site, pois os visitantes sairão rapidamente quando não encontrarem o que esperam.

 

SEO Off-Page

SEO off-page refere-se a estratégias de otimização que são aplicadas fora do seu site e que podem influenciar o ranqueamento nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa.

Uma grande parte do algoritmo do Google se concentra em como o mundo externo (a web) vê a confiabilidade do seu site.

Você pode ter o site mais bonito com o conteúdo mais robusto, mas se não se esforçar para ser notado, há boas chances de seu site não ter uma classificação muito boa.

Como o algoritmo do Google não é humano, ele depende muito de sinais externos, como links de outros sites, artigos/menções à imprensa, menções às redes sociais e resenhas para ajudar a determinar o valor das informações em seu site.

 

Importância do SEO para Sua Empresa

Agora que você já sabe o que é SEO – Search Engine Optimization e qual sua importância nos negócios, é hora de descobrir três dos seus grandes benefícios. Confira:

 

Credibilidade

Mostra que a empresa é confiável e transmite autoridade, pois, se o seu site ocupa a primeira página do Google você consegue atingir um número maior de pessoas, além de passar uma imagem de relevância e conhecimento.

Assim, essa credibilidade é importante para atrair novos consumidores e conquistar os usuários.

 

Visibilidade

O Google é o principal mecanismo de busca do mundo e estar na página principal significa que o tráfego de visitantes aumenta consideravelmente.

Assim, com a quantidade de visibilidade que o site de determinada empresa conquista, já existe uma diferença bastante grande em relação às demais empresas do mesmo ramo – ou seja, mais tráfego, mais autoridade e mais vendas.

 

Posição de Referência no Mercado

Com os mecanismos de buscas considerando o site relevante, logo, os usuários desses mecanismos também compartilharam do mesmo posicionamento – O que se torna um diferencial dentro de um mercado altamente competitivo.

 

Qual é o Futuro da Otimização de Mecanismos de Pesquisa?

O futuro do SEO girará em torno da pesquisa por voz – Esta é realmente a próxima fronteira que os motores de busca estão trabalhando, e os SEOs precisarão estar prontos.

Quando se trata de palavras-chave, obter a classificação superior para palavras-chave será muito importante – Você precisará trabalhar para garantir que haja um conteúdo que responda às perguntas dos usuários que fizeram a pesquisa.

Para o SEO local, será importante manter a consistência em entregar conteúdos atualizados, mas além de tudo, você precisará trabalhar para obter avaliações que se destaquem da multidão.

 

Profissionais de SEO

Se sua empresa já determinou que você precisará contratar uma agência de marketing digital, seja por falta de tempo disponível ou de expertise interna, o processo de avaliação é muito importante.

A seguir estão algumas áreas-chave que você deve avaliar ao escolher uma agência de marketing digital:

 

Consulta

Você não quer uma agência que dirige seus negócios como se estivesse no piloto automático.

Se eles não estiverem tentando aprender ativamente sobre seu negócio ou seus objetivos, você deve eliminá-los da consideração.

Depois de chegar ao estágio de apresentação, você não deve aceitá-los apenas enviando a proposta por e-mail, você deve estar envolvido e ouvir o que está sendo proposto e qualquer conselho de SEO que esteja sendo oferecido.

 

Plano de Ação

Ao selecionar qualquer agência, você precisa acreditar no que eles farão pela sua empresa.

Como parte do processo de proposta, o provedor de SEO em potencial deve fornecer a você um plano de ação detalhado; este plano deve abranger todas as áreas de SEO, incluindo on-page, off-page e como o sucesso será medido.

Uma linha do tempo das atividades de SEO também é algo que as empresas mais conceituadas fornecem.

 

Qualidade Acima da Quantidade

Algumas agências de Search Engine Optimization prometem um grande número de links e outros produtos a cada mês.

Isso pode ser realista se você estiver investindo grande parte do seu capital por mês, mas se parece bom demais para ser verdade, provavelmente será.

O trabalho de qualidade leva tempo e geralmente não vem em grandes quantidades.

 

Estudos de Caso

Algumas pessoas dizem que você deve obter referências, mas as chances são muito boas de que o provedor tenha escolhido a dedo uma lista de clientes que terá nada além de comentários elogiosos.

Os estudos de caso oferecem muito mais valor, pois você pode ler sobre clientes reais, seus problemas e como a empresa em potencial produziu resultados para eles.

 

Experiência

Quando se trata de Search Engine Optimization, geralmente é melhor escolher uma empresa que o ofereça como serviço principal.

A otimização de busca está em constante evolução e é melhor estar com uma empresa que está lidando com essa estratégia todos os dias, ciente das últimas tendências e pesquisas de SEO.

Você vai querer fazer parceria com uma empresa que está conectada, além disso, pergunte sobre seus reconhecimentos e envolvimento na comunidade de SEO.

 

Custo

A otimização real do mecanismo de pesquisa leva tempo e esforço, você não precisa hipotecar tudo para adquirir serviços de SEO, mas precisa ter um orçamento suficiente para realizar o trabalho real.

O custo de uma campanha de SEO será baseado na dificuldade das palavras-chave, na competitividade do nicho/indústria e na quantidade de esforço necessária.

 

Conclusão

Agora que você está familiarizado com o SEO, você pode trabalhar para melhorar a classificação e a visibilidade do seu site. E é fácil começar!

Quanto mais valioso for o seu conteúdo para o seu público – e quanto mais você otimizar os aspectos mais técnicos do seu site – melhores serão os resultados.

No entanto, por traz de uma boa estratégia, é necessária uma boa agência de SEO – Search Engine Optimization capaz de promover seu negócio pela Internet.